sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ana Paula Marques realça vantagens do REATIVAR


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social destacou hoje as vantagens do Programa Reativar, que tem como objetivo proporcionar aos desempregados açorianos uma oportunidade de aumentar as suas qualificações escolares e profissionais, através de cursos adaptados às suas reais necessidades.



Ana Paula Marques, acompanhada pelo Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt, visitou os cursos do Programa Reativar na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, e reiterou o carácter “inovador” da medida que tem merecido fortes elogios por parte da Comissão Europeia.


A governante regional recordou ainda que “esta medida minimiza os efeitos negativos do desemprego e prepara as pessoas para no futuro terem melhores oportunidades de emprego”.


Segundo exemplificou, “os desempregados estão abrangidos por uma bolsa de formação num montante de 419,22 euros e poderão obter o 9º ou 12º ano de escolaridade”.


“Esta resposta iniciou-se em 2005 como projeto-piloto e em 2008 integrou o Pró-Emprego”, salientou a governante regional, adiantando que “atualmente estão a decorrer 121 cursos nas escolas profissionais da Região, dos quais seis na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada”.


Ao visitar os formandos dos cursos de Técnico de Informação e Animação Turística (com equivalência ao 12º ano de escolaridade) e de Cozinheiro (com equivalência ao 9º ano de escolaridade), a secretária regional elogiou o empenho destes desempregados, cujas médias de idade rondam os 35 anos, pelo facto de voltarem à escola para se formarem e obterem no futuro um melhor emprego.


“As crises também trazem oportunidades, e esta é sem dúvida uma boa oportunidade”, acrescentou, elencando algumas medidas de apoio à criação do auto emprego, como é o caso do microcrédito.


Na ocasião, elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, com um financiamento do Pró-Emprego, já aprovado para o período de 2007/2012, superior a 7,7 milhões de euros.



GaCS

Sem comentários: