quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Encontro no MAH: Património Religioso, a Conservação e o Restauro


O Museu de Angra do Heroísmo leva a cabo, no próximo sábado, dia 28 de janeiro, um encontro subordinado ao tema Património Religioso, a Conservação e o Restauro, que terá lugar no auditório desta instituição, das 15h00 às 17h30, no âmbito da dinamização da exposição Santos e Devotos.



Considerando que o património religioso é um dos nossos bens mais preciosos, mas também dos mais expostos à degradação e ao desgaste decorrentes de fatores externos de ordem natural ou associados a manipulações e intervenções incorretas, será abordada a importância da conservação e do restauro na preservação do património religioso, nas vertentes da pintura e da imaginária, sendo apresentados casos práticos de intervenção recente em peças que figuram na exposição Santos e Devotos, pelos técnicos envolvidos na sua recuperação.


Pretende-se, assim, fomentar o encontro entre especialistas da área do restauro e entidades com responsabilidade na área da preservação do património religioso, ou que, por uma qualquer razão tenham interesse na matéria em discussão, de modo a que se troquem informações e experiências e se estabeleçam contatos que possam conduzir a uma melhor proteção e efetiva valorização da arte sacra, na ilha Terceira.


O programa deste Encontro inclui uma primeira parte, onde será feito um enquadramento genérico, bem como a contextualização das atividades de conservação e restauro no Museu de Angra; e uma segunda parte, que será dedicada à apresentação de quatro intervenções recentemente efetuadas:

I Parte: Contextos


- Abertura pela diretora do MAH, Dr.ª Helena Ormonde


- Comunicação da Chefe de Divisão do Património Móvel e Imaterial (DPMI), Dr.ª Andreia Mendes

- Conservação e Restauro, experiências do MAH pelo Dr. Francisco Lima, técnico superior do MAH.


II Parte: Conservação e Restauro, do diagnóstico à intervenção, alguns casos recentes


- Santa Isabel, escultura de vulto pleno, madeira de cedro dourada e policromada, séculos XVII/XVIII, paróquia de Santa Bárbara. Apresentação da responsável pela intervenção, Dr.ª Marta Bretão;


- São Mateus, óleo s/ tela, século XVI, paróquia de S. Mateus da Calheta. Apresentação do responsável pela intervenção, Dr. Paulo Brasil;


- São Sebastião, exortando a fé dos irmãos Marco e Marcelino, óleo s/ madeira de cedro, século XVI, MAHR1995478. Apresentação do Dr. Raul Gregório, porta-voz da equipa da DPMI que protagonizou a intervenção: Dr.ª Paula Romão, técnica superior; Dr. Raul Gregório, Paulo Dutra e António Neves, assistentes técnicos;


- Santa Ágata ou Águeda, óleo s/ tela de linho, século XVII (2.ª metade), MAH R20091608. Apresentação de Eugénia Silva, porta-voz da equipa da DPMI que protagonizou a intervenção: Eugénia Silva, técnica superior; Filomena Lopes, assistente técnica aposentada e Dr. José Guedes da Silva, técnico de diagnóstico de obras de arte.



GaCS

Sem comentários: