sábado, 28 de janeiro de 2012

Governo apoia restauro de património móvel


O Governo dos Açores continua a apoiar o restauro de peças do património móvel da Região, a par do património imóvel, por considerar muito importante preservar esse legado para as gerações futuras.



A afirmação é do Diretor Regional da Cultura que falava aos jornalistas à margem do II Encontro no Museu de Angra do Heroísmo: Património Religioso, a Conservação e o Restauro, no âmbito da dinamização da exposição Santos e Devotos, em que participou.


Segundo disse Jorge Bruno, o Governo tem tido uma política nesta área, não só no património à sua responsabilidade, “mas também ao nível dos privados, que se materializa nos apoios que têm sido concedidos aos imóveis, mas também ao património móvel”, como nos casos apresentados no encontro.


No evento intervieram especialistas que procederam ao restauro de várias peças, nomeadamente esculturas e pinturas do património da Região e de privados, como é o caso de peças do espólio religioso.


“Com tudo isto, pretende o Governo, cada vez mais, vir a consolidar e a preservar para gerações futuras aquele património de que, hoje, temos a oportunidade de usufruir”, sublinhou o Diretor Regional.


Jorge Bruno apontou ainda um exemplo de uma intervenção profunda e morosa de restauro recém-concluída, que é o órgão de tubos da igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa ao Museu de Angra, “um dos mais importantes exemplares da organaria na Região”.



GaCS

Sem comentários: