segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Novas direções técnicas nas recém-criadas unidades de saúde de ilha


Iniciam hoje funções as direções clínicas e de enfermagem nos centros de saúde da Região, na sequência da criação das unidades de saúde de ilha, apostando numa clara renovação, capaz de responder aos novos desafios que se colocam ao sector.



No conjunto de nomeações, para as direções técnicas, surgem vários elementos que exercem as funções pela primeira vez.


Na ilha Terceira, a direção clínica do centro de saúde de Angra de Heroísmo será desempenhada pela médica de medicina geral e familiar, Dra. Paula Picanço e a de enfermagem pela Enf. Ana Matos, enquanto na Praia, as direções técnicas ficarão a cargo da Dra. Ana Ribeiro e do Enf. António Borges.


Em S. Miguel foram nomeados para o centro de saúde de Ponta Delgada, o médico de medicina geral e familiar, Dr. Paulo Margato e o Enf. Luís Ferreira, como diretor clínico e diretor de enfermagem, respetivamente e no centro de saúde da Povoação, as direções técnicas ficam a cargo da Dra. Isabel Gil e da Enf. Lúcia Franco.


No centro de saúde da Ribeira Grande, a direção clínica continua a cargo do Dr. Felipe Ventura e a direção de enfermagem a cargo da Enf. Emília Teixeira.


No centro de saúde de Vila Franca, a Dra. Maria João Carreiro e a Enf. Margarida Pinheiro asseguram as direções técnicas e no centro de saúde do Nordeste o Dr. Alberto Neves desempenha as funções de diretor clínico e a Enf. Idalina Borges as funções de diretora de enfermagem.


No Faial, o Dr. Nelson Gonçalves mantém-se na direção clínica e o Enf. Rui Alemão Mendes na direção de enfermagem, em Santa Cruz das Flores, os lugares são assegurados pela Dra. Emiliana Dias e pela Enf. Eunice Lima, respetivamente na direção clinica e direção de enfermagem e em Santa Maria pelo Dr. Carlos Pinto e pela Enf. Antonieta Braga.


No Corvo, o Dr. João Cardigos é nomeado diretor clínico da unidade de saúde.


Com estas novas nomeações pretende-se, por um lado, apostar na renovação dos quadros, com profissionais em início de carreira, mas com provas dadas e fortemente motivados e, por outro, premiar a dedicação, o interesse e a experiência adquirida.


Notas Curriculares dos novos membros nas direções técnicas

Paula Picanço


Licenciada em medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.


Tem o curso de pós-graduação “1-2-3 da Asma ... nos Açores”, o curso internacional sobre Dor “P.A.I.N. Management – State of the Art – Terapêutica da Dor” e o Curso Interativo “Da Pré-Diabetes às complicações Crónicas, das Guidelines à Realidade Nacional”.


Desempenhou funções de Assistente de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Angra e no Serviço de Urgência do Hospital de Santo Espírito, EPE.


Ana Maria de Lima Mendes Ribeiro


Licenciada em medicina pela Universidade de Coimbra. Exerceu funções clínicas no Hospital de Viseu, Centro de Saúde de Carregal do Sal, Centro de Saúde de Tarouca e Centro de Saúde da Praia da Vitória.


Concluiu o programa de Formação Específica em Exercício em Clínica Geral.


Paulo Jorge de Azevedo Faim Margato


Licenciado em Medicina, prestou serviço no Centro de Saúde da Ribeira Grande e Centro de Saúde de Ponta Delgada. Foi médico assistente da Associação Arrisca, integrando o apoio clínico dos utentes em programa de metadona de baixo limiar, consultas médicas multidisciplinares e reavaliação de utentes em programas de privação de drogas ou álcool e atividades preventivas tanto no âmbito da Medicina Geral e Familiar como prevenção noutros grupos de risco.


Tem o Curso de Mesoterapia da Dor e Hidrolipodistrofia escultural.


Luís Carlos Pires Ferreira


Licenciado em enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, pós-graduação em gestão de Unidades de Saúde e Mestrado em Educação.


Foi vogal enfermeiro do centro de saúde de Santana na Região Autónoma da Madeira. Exerceu funções no Hospital da Horta, no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Centros de Saúde da Ribeira Grande e de Ponta Delgada e de coordenador dos serviços de enfermagem da Casa de Saúde de S. Miguel.


Foi, também, membro do grupo de trabalho de “Individualização das Especialidades de Enfermagem e coordenador do grupo de trabalho responsável pela implementação do Enfermeiro de Família na Região Autónoma dos Açores.


Isabel Cristina Vaz Hintze d’Almeida Fernandes Gil


Licenciada em medicina pela faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, especialidade em Medicina Geral e Familiar.


Tem o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos, o Mestrado em Cuidados Paliativos e frequenta o Curso de Pós Graduação em Medicina da Dor, na Universidade de Coimbra e Estágio em Cuidados Paliativos no ICO - Institut Catalá de Oncologia, em Barcelona.


É Coordenadora da Equipa de Cuidados Paliativos e do Programa Regional de Controlo da Dor, do Centro de Saúde de Povoação; Coordenadora local do Programa Regional de Controlo das Doenças Oncológicas e Coordenadora local da equipa de Saúde Escolar e de Saúde Infanto-Juvenil;


Tem ainda os cursos de Formação Continuada em Geriatria, Gafos-Gabinete de Asesoramento Yy Formación Sociosanitaria en Las Palmas de Gran Canaria, Atividade Acreditada pela Comissão de Formação Continuada do Ministério de Saúde e Política Social de Espanha; “Cuidados Paliativos en Niños y Adolescentes com Enfermidad terminal, El Equipo Interdisciplinario”; “Control de Sintomas en el Niño com Enfermidade Terminal y Soporte a sus familiares” e o Curso de Formação PAIN- Terapêutica da Dor.


Foi Membro fundador do Núcleo Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Lúcia Maria de Frias Franco


Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada. Já desempenhou funções em clínicas e hospitais do continente nas áreas de enfermeira anestesista e circulante em cirurgia plástica. Prestação de cuidados de enfermagem nos serviços de internamento Pediátrico de Ortotraumatologia, cirurgia Neo-Natal, Unidade de Queimados e Bloco Operatório de Pediatria.


Tem cursos de Desfibrilhação Automática Externa, de Hemodinâmica Vascular e de atualização de enfermagem cirúrgica, entre outros.


Filipe Gradíssimo Ventura


Licenciado em medicina pela faculdade de Medicina de Lisboa.


Fez o internato médico no Hospital do Divino Espírito Santo e no Centro de Saúde da Ribeira Grande onde hoje presta serviço.


É responsável médico pelo Grupo de Acompanhamento e Monotorização do Tratamento de Feridas e pela equipa de saúde escolar da Unidade de Saúde da Ribeira Grande.


João David Cardigos dos Reis


Licenciado em medicina na Universidade Nova de Lisboa. Exerceu funções no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Ofereceu-se para realizar o chamado “Serviço médico à periferia” na ilha das Flores.


Frequentou o internato no Hospital de Santo António do Porto que interrompeu para ocupar o cargo de clínico na ilha do Corvo, função que exerce desde 1983.


Eunice Margarida Coelho de Lima


Licenciada em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada. É enfermeira graduada desde 2009 e exerce funções de enfermagem no Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores e funções como socorrista formadora de técnicas de primeiros socorros na instituição e na comunidade.


Tem o curso básico de Socorrismo para Tripulantes de Ambulância de Transporte, o curso de Suporte Básico de Vida, o curso de Gestão Operacional de Catástrofe e ainda os cursos de Suporte Básico de Vida Pediátrico e de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.



GaCS

Sem comentários: