domingo, 29 de janeiro de 2012

Governo continua a fomentar associativismo juvenil


O Governo dos Açores continua a fomentar, apoiando projetos e atividades, o associativismo juvenil na Região, apesar do momento de restrição orçamental que decorre, por entender que o trabalho desenvolvido por essas colectividades tem uma grande relevância formativa e social para os jovens.

A garantia foi dada esta tarde, no Raminho, ilha Terceira, pelo Vice-Presidente do executivo açoriano, Sérgio Ávila, que presidiu, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, à cerimónia de inauguração da sede do Grupo n.º 216 da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), naquela freguesia.

Na sua intervenção, o governante começou por manifestar “o apreço do governo dos Açores pelo trabalho continuado, empenhado e bem sucedido da AEP nos Açores, nomeadamente por via da formação pessoal e de integração social de que beneficiam muitos jovens açorianos, inscritos nos seus diversos agrupamentos”.

Sérgio Ávila sublinhou, depois, que o Governo tem incorporado, “desde há muito tempo e de uma forma muito clara, na definição das suas políticas, o papel dos jovens açorianos e das suas associações na promoção do desenvolvimento da nossa Região”.

Nessa cooperação, acrescentou, “implementámos, há mais de uma década, um sistema de incentivos e disponibilização de meios e de recursos às associações de juventude, que tem permitido o seu crescimento sustentável e facultado a incorporação de muitos mais jovens nestas atividades.

O Vice-Presidente do Governo revelou que, na atualidade, são mais de 10.500 os jovens que integram as 53 associações juvenis existentes em todas as ilhas do arquipélago, enquanto que, há 15 anos, eram pouco mais de 4.000 os jovens que participavam nas 11 associações então existentes.

Este movimento, assegurou, “chega, direta e indiretamente, a cerca de 20.000 jovens açorianos, envolvendo-os nas diversas atividades e servindo, também, como pilar importante na integração social e no combate a diversos flagelos da sociedade, como as dependências e outros males maiores”.

Ao nível das infraestruturas das várias associações, foram investidos, desde 2007, mais de 1,1 milhões de euros, em mais de quarenta projetos em construção, requalificação e melhoramento das infraestruturas, disse ainda Sérgio Ávila, confirmando, depois, que a construção do Centro de Formação para jovens, no Bel-Jardim, Praia da Vitória, vai mesmo avançar este ano.



GaCS

Sem comentários: