segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ana Paula Marques visita obras de construção do CAO da Ribeira Grande


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visitou hoje as obras de construção do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Ribeira Grande, um investimento que visa dar resposta à solicitação de prestação de serviços na área de apoio a pessoas com deficiência grave.



Num investimento global superior a dois milhões de euros, a empreitada vai contemplar, entre outros equipamentos, salas de atividades, de snozelen, de hidroterapia, de acamados e de mudas, ginásio, tanque de reabilitação, cozinha e lavandaria.


O futuro edifício tem ainda como objetivo aumentar a capacidade de resposta do CAO de trinta para cinquenta pessoas.


Segundo a governante regional, trata-se de “mais uma estrutura comunitária de proximidade territorial que se insere na política de coesão dos Açores”.


Falando ainda sobre a área da deficiência, a Secretária Regional destacou a importância da aprovação do Decreto Legislativo Regional que desenvolve na Região Autónoma dos Açores as Bases Gerais do Regime Jurídico da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade.


“Trata-se de um instrumento que visa a boa articulação entre todos os organismos do Governo no sentido de fomentar oportunidades na educação, formação e no trabalho ao longo da vida”, explicou Ana Paula Marques, acrescentando que o novo instrumento tem ainda como finalidade “contribuir para o acesso aos serviços e produtos de apoio, erradicar barreiras e adotar medidas que contribuam para a participação das pessoas com deficiência ou incapacidade”.


Recorde-se que, ao nível do apoio a pessoas portadoras de deficiência, o número de centros de Atividades Ocupacionais na Região passou de cinco, em 1996, para 17, em 2010, servindo 489 utentes.



GaCS

Sem comentários: