terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Secretária do Trabalho garante que “não há mais pobres” nos Açores


A Secretária Regional do Trabalho e da Solidariedade Social afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, que “não há mais pobres” nos Açores do que em tempos passados.



A garantia foi avançada por Ana Paula Marques durante uma interpelação ao Governo, apresentada pelo deputado do PPM, sobre “as políticas de promoção da igualdade de oportunidades e de combate à pobreza”.


O que nós não podemos querer é que, numa década ou mesmo em duas décadas, consigamos “erradicar a pobreza” disse a Secretária Regional, adiantando que em 1996, quando o PS chegou ao Governo nos Açores, o arquipélago era a região mais pobre do país.


Segundo enfatizou a governante, para além de não haver mais pobres, há também nos Açores, nestes últimos 15 anos, “uma evolução” ao nível do Rendimento Social de Inserção (RSI).


Admitindo que os beneficiários do RSI não têm ainda o “rendimento que desejaríamos”, Ana Paula Marques lembrou que a sua situação melhorou, pois, há anos atrás, os seus filhos não iam à escola e eram excluídos e ostracizados.


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social sublinhou ainda que o Governo tem duplicado e até triplicado o número das respostas sociais no sentido de criar condições para que essas famílias se possam disponibilizar para trabalhar ou, em alternativa, para se formarem.


O Governo sente-se honrado com o trabalho que tem vindo a fazer neste domínio, disse Ana Paula Marques, adiantando que, ainda há poucos meses, o Parlamento aprovou um Plano e um Orçamento regionais que reforçam o Fundo de Compensação Social, “exatamente para dar resposta aos problemas de emergência social decorrentes do desemprego”.



GaCS

Sem comentários: