sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Parque Natural de São Miguel promove visita de estudo a pomar em recuperação nas Furnas


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações no âmbito da implementação do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, tendo como objetivo primordial a melhoria da qualidade da água da lagoa.



Para além deste objetivo global de compatibilizar os usos e atividades com a proteção e valorização ambiental da bacia e recuperar a qualidade da água da Lagoa, são também objetivos a alcançar a salvaguarda da sustentabilidade dos rendimentos, a diversificação e consolidação da base económica local e a promoção dos valores locais.


No próximo dia 28 de janeiro (sábado) pelas 10h00, o Parque Natural da Ilha de São Miguel, enquanto unidade de gestão desta área protegida, organiza nas Furnas uma visita de estudo a um pomar em recuperação.


Esta visita tem como objetivo promover os valores locais, bem como sensibilizar a população através das várias iniciativas que serão enunciadas para a recuperação daquele pomar e, ao mesmo tempo, proporciona uma oportunidade de obtenção de feedback dos participantes, troca de ideias e debate acerca de alguns dos problemas com que se deparam os produtores desta área.


De seguida, haverá uma palestra, ao ar livre, sobre a história e tradição das culturas açorianas, nomeadamente, a recuperação de variedades antigas de macieiras.


Após o evento, os interessados poderão visitar a exposição no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, através de visita guiada.


O parque de estacionamento da Lagoa das Furnas (atrás dos cozidos) será a zona de concentração dos participantes.


Para esclarecimentos, favor contatar o Parque Natural de São Miguel, através do nº. 296 206 745. As inscrições são limitadas.


GaCS

Sem comentários: