segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Açores presentes no fórum “União Europeia – Países e Territórios Ultramarinos”


O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa participa nos dias 24 e 25 de Janeiro, em Bruxelas, em representação do Presidente do Governo e Presidente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, no Fórum “União Europeia – Países e Territórios Ultramarinos”.



No dia 24, às 10h00, Rodrigo Oliveira fará uma intervenção na sessão de abertura do Fórum, que contará com a participação do Comissário Europeu responsável pelo Desenvolvimento, Andrís Piebalgs, do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Villy Søvndahl e da Ministra do Ultramar de França, Marie-Luce Penchard.


No dia 25, às 11.30, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa intervirá ainda na mesa redonda sobre “cooperação regional”, na qual tomarão a palavra, entre outros, o Presidente da Associação de Países e Territórios Ultramarinos, Reuben Meade, bem como os deputados ao Parlamento Europeu, Maurice Ponga e Younous Omarjee.


O Fórum “União Europeia – Países e Territórios Ultramarinos” reúne representantes das instituições europeias e dos vinte e seis Países e Territórios Ultramarinos ( PTU ), com ligações constitucionais à Dinamarca, França, Países Baixos e Reino Unido. Embora não façam parte da União Europeia, os PTU possuem um estatuto particular de “associados”, concebido para promover o seu desenvolvimento económico e social.



GaCS

Sem comentários: