quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Centro de Resíduos de São Jorge em fase adiantada


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar visitou esta tarde a obra de construção do Centro de Processamento de Resíduos da ilha de São Jorge.



Álamo Meneses disse, na ocasião, aos jornalistas que a obra está a decorrer “a bom ritmo”, dentro dos prazos previstos para a sua conclusão.


Para o governante, a eficácia deste investimento do Governo dos Açores na ilha está muito ligada à capacidade de separação dos resíduos por parte dos cidadãos e, por isso, é fundamental uma campanha de informação e sensibilização junto das populações dos dois concelhos jorgenses.


“O centro funciona de forma estritamente separativa, o que quer dizer que a recolha de lixo tem que evoluir, nos dois concelhos, no sentido de passarem a ser entregues no centro resíduos que são já separados nas casas das pessoas”, sublinhou.


Essa necessidade “é um desafio que se coloca às Câmaras Municipais” que contam com a Secretaria do Ambiente para “desenvolver, nos próximos meses, um conjunto de iniciativas de divulgação da recolha seletiva, em preparação da entrada em funcionamento do novo centro”, acrescentou.


Álamo Meneses disse também que já foi “encontrado um conjunto de soluções provisórias” para recolher, armazenar e exportar os resíduos recolhidos já separados, durante o período de sensibilização e até à entrada em funcionamento do Centro de Resíduos.



GaCS

Sem comentários: