quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Governo investe mais de 1,2 milhões de euros no porto de pescas do Porto Judeu, ilha Terceira


O executivo açoriano vai investir mais de 1,2 milhões de euros no melhoramento da operacionalidade do porto de pescas do Porto Judeu, na ilha Terceira, anunciou hoje o Secretário Regional da Presidência.



Segundo André Bradford, o lançamento do concurso público para a adjudicação daquela empreitada foi autorizado terça-feira, na reunião do Conselho do Governo realizada na ilha de São Jorge.


Com este investimento, o Governo pretende “reforçar a ligação do Porto Judeu ao mar, através da disponibilização de melhores condições portuárias, por via da ampliação e do reforço da operacionalidade do seu porto de pescas”, explicou o governante.


Na sua última reunião, o Conselho do Governo autorizou também a celebração de um contrato programa entre a Região e a IROA, SA, no montante global de 2,5 milhões de euros, “destinado a regular a cooperação entre as partes no âmbito do programa de aumento da competitividade dos sectores agrícola e florestal.


Conforme indicou o Secretário Regional da Presidência, o contrato tem com os objetivos principais o da “melhoria e desenvolvimento de infraestruturas, através da reestruturação fundiária e do reforço do investimento no abastecimento de água, na rede de caminhos agrícolas e na eletrificação agrícola, e na modernização das explorações agrícolas, através das ações de reforma antecipada e incentivo à compra de terrenos agrícolas”.


Na mesma reunião, foi igualmente autorizada a celebração de contratos programa entre a Região Autónoma dos Açores e a Azorina, S.A., destinados a regular a cooperação entre as partes ao longo do ano em curso.


Estes contratos visam dotar a Azorina dos meios necessários ao desenvolvimento das suas competências nas áreas da implementação e gestão dos planos de ordenamento das bacias hidrográficas, da limpeza das margens das lagoas e da limpeza, manutenção e florestação dos prédios rústicos, propriedade desta empresa, bem como da gestão dos Centros de Interpretação Ambiental dos Açores e da execução do plano anual de atividades da Rede Regional de Ecotecas dos Açores.



GaCS

Sem comentários: