quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Projeto da EBS de Velas comprova “visão ajustada e realista do Governo dos Açores”


Foi apresentado esta manhã o novo projeto da Escola Básica e Secundária de Velas.



Na cerimónia que decorreu nas atuais instalações da EBS desta vila jorgense, presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, a Secretária da Educação e Formação salientou que este é “um projeto inovador e funcional e parte da visão ajustada e realista que o governo dos Açores tem do investimento público”.


Para Cláudia Cardoso “não é por acaso que a nossa situação financeira se distingue da que vive o país e da que vive a outra região autónoma. Ao contrário do resto do país o governo dos Açores tem feito o que pode pagar e dimensionamos os nossos investimentos à medida das nossas necessidades. Foi isso precisamente que fizemos no caso da Escola das Velas. Com coragem. Adequando hoje o novo projeto da escola aos 700 alunos que irá efetivamente receber”.


À semelhança do que tem acontecido em “tantas outras escolas espalhadas por todos os concelhos da nossa região”, disse a governante, com a construção da nova EBS de Velas, o Governo garante aos alunos do concelho de Velas “melhores condições do que aquelas que tivemos. Do que aquelas que nos foram dadas. Garantimos-lhe as melhores condições, e neste ato simples relembramo-nos todos do percurso que nós próprios fizemos nuns Açores diferentes. Marcados por um parque escolar sobrelotado, com professores sem habilitação própria, e na ausência total de recursos educativos e de percursos alternativos na escola”.


Para a Secretária Regional da Educação e Formação, “o cenário que hoje vivemos na educação nos Açores é muito diferente. E esta escola é bem o exemplo disto. Das condições que devemos propiciar às crianças e aos jovens das Velas para que tenham um percurso escolar marcado pelo sucesso”.


Lembrando que o governo tem uma responsabilidade na melhoria das condições proporcionadas às comunidades educativas da Região, Cláudia Cardoso salientou no entanto que o executivo “não tem a única responsabilidade”, cabendo “às famílias, aos pais, aos encarregados de educação, aos professores, aos conselhos executivos, aos funcionários das escolas” a criação de “condições que permitam garantir o sucesso educativo. E neste processo cada demissão deve ser responsabilizada”.


A construção da nova escola das Velas insere-se num processo de reestruturação da rede escolar do sistema educativo regional que o Governo tem vindo a desenvolver.


Um “investimento sério na melhoria das condições materiais e pedagógicas das nossas escolas, construindo novas escolas, suportando um sistema vantajoso e meritório de ação social escolar, com vantagens singulares em relação ao resto do país, e remodelando edifícios, oferecendo percursos educativos diferenciados dentro das escolas do ensino regular e por via do ensino profissional”, disse.


A nova EBS de Velas, cujo projeto foi agora apresentado publicamente, garantirá à comunidade educativa condições de excelência ao nível de infraestruturas, de entre as quais se destacam um núcleo de ciências, tecnologia e artes, composto por laboratórios, salas de tecnologias de informação e comunicação, e salas de desenho, artes e expressões, por um centro de recursos, composto por biblioteca, mediateca e sala multimédia, um espaço escola que acolherá alunos do ensino pré-escolar ao 12º ano, núcleo de educação especial e uma zona desportiva de qualidade composta por um pavilhão gimnodesportivo coberto, e um pavilhão descoberto com pista de atletismo.


A adjudicação deste projeto permite ao Governo estar em condições de lançar o concurso público da empreitada de construção até ao próximo mês de junho.



GaCS

Sem comentários: