sábado, 14 de dezembro de 2013

Associação Portuguesa de Museologia atribuiu dois prémios aos Açores

O projeto Visitas Virtuais aos Museus dos Açores e o Museu de Angra do Heroísmo foram galardoados na cerimónia de atribuição dos Prémios 2013 da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), realizada sexta-feira, em Lisboa.

O Prémio Informação Turística foi atribuído ao projeto Visitas Virtuais aos Museus dos Açores, gerido pela Direção Regional da Cultura, com o qual os Açores pretendem dar a conhecer ao mundo uma parte da riqueza do seu património cultural, disponibilizado no portal Cultura Açores, no endereço eletrónico http://www.culturacores.azores.gov.pt/videos/visitasvirtuais/.

Neste portal é possível efetuar visitas virtuais de forma confortável, dinâmica, versátil e interativa a vários museus dos Açores, designadamente o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, o Museu de Angra do Heroísmo e o Museu do Pico, nas suas vertentes dedicadas à Indústria Baleeira, aos Baleeiros e ao Vinho.

O Museu da Graciosa, o Museu da Horta, bem como a Casa Manuel de Arriaga também podem ser visitados virtualmente.

O Prémio Melhor Serviço de Extensão/Serviços Educativos foi atribuído ao Museu de Angra do Heroísmo, cuja linha de ação e conceção de atividades busca a qualidade, a originalidade e a inovação.

O Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo desenvolve e promove, no âmbito das exposições permanentes e temporárias, visitas guiadas, dramatizações, jogos educativos e temáticos, assim como oficinas e ateliers pedagógico-didáticos para públicos escolares e não escolares.

Os prémios da APOM pretendem distinguir anualmente o Melhor Museu Português, a Melhor Exposição, o Melhor Catálogo, o Melhor Serviço de Extensão Cultural, o Melhor Trabalho sobre Museologia e/ou A Melhor Obra Museológica, a Melhor Informação Turística, entre outros galardões.

O objetivo destes prémios é incentivar e distinguir a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

A APOM, fundada em 1965, atribui desde 1997 estes galardões, que se referem ao ano anterior ao da sua atribuição, abrangendo museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.



GaCS

Sem comentários: