quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Governo Regional dos Açores apoia mais de 1.600 famílias ao nível da habitação

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Habitação, apoiou durante este ano 1.640 famílias no âmbito do programa Famílias com Futuro.

No apoio destinado às situações de grave carência habitacional foram abrangidas 910 famílias, que se encontram realojadas no regime de renda apoiada, ou seja, beneficiam de uma renda habitacional calculada em função das capacidades socioeconómicas do agregado familiar, cujo valor médio foi este ano de 40,54 euros.

Entre estas famílias, 660 encontram-se realojadas em habitações que são propriedade da Região Autónoma dos Açores e as restantes 250 ocupam imóveis e frações habitacionais que a Região tomou de arrendamento e subarrendou, num investimento que ascendeu este ano a cerca de 1,13 milhões de euros.

Na vertente do incentivo ao arrendamento foram apoiados ao longo do ano de 2013 cerca de 730 agregados familiares, na sua maioria jovens.

Este apoio ascende a cerca de 132 mil euros por mês, o que representa um investimento anual na ordem dos 1,63 milhões de euros, sendo a subvenção mensal média atribuída a cada família de cerca de 178 euros.

O Incentivo ao Arrendamento tem-se constituído como uma medida fundamental para a melhoria das condições habitacionais permanentes das famílias, permitindo a sua autonomização e garantindo o acesso à habitação por esta via.

Esta medida tem proporcionado também que muitos imóveis e frações habitacionais sejam alvo de obras de requalificação, beneficiando, deste modo, não só o mercado de arrendamento, mas também o setor da construção civil dos Açores.

O Governo Regional recorda ainda que se encontram aprovadas provisoriamente 342 novas candidaturas ao Incentivo ao Arrendamento, cujas listagens preliminares foram afixadas para consulta a 12 de dezembro.

O direito à habitação ganha expressão com estas medidas, que têm beneficiado particularmente os casais jovens e as famílias monoparentais.

O Governo dos Açores está ao lado das famílias, contribuindo para melhorar as suas condições socioeconómicas, também por via do apoio habitacional.



GaCS

Sem comentários: