sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Presidente do Governo satisfeito com aprovação do Senado dos EUA de referência específica à Base das Lajes

O Presidente do Governo dos Açores manifestou hoje satisfação pela aprovação, no Senado dos Estados Unidos, da Lei da Política de Defesa para 2014, que contém uma referência específica à Base das Lajes, e anunciou que vai solicitar um encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros para concertar posições relativamente à fase seguinte deste processo.

A votação no Senado norte-americano acaba por se traduzir num “reconhecimento político alargado quanto à importância da Base e à necessidade de reavaliação do processo conducente à reestruturação de forças militares na Europa”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.

“É devida uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que se empenharam nesta fase do processo nos Açores, no país e nos Estados Unidos”, salientou o Presidente do Executivo, exemplificando com o trabalho desenvolvido pelas comunidades emigradas, pelas organizações representativas das comunidades, pelo Embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, assim como por diversas personalidades dos Açores e do continente.

Durante a madrugada de hoje (hora dos Açores) foi aprovada no Senado dos Estados Unidos, com 84 votos a favor e 15 contra, a legislação enquadradora da política de Defesa para 2014, que tem uma referência específica à Base das Lajes.

Esta votação surge depois da aprovação na Câmara dos Representantes ocorrida há cerca de uma semana, numa votação que registou 350 votos a favor e 69 contra.

Segundo Vasco Cordeiro, esta decisão, a que se segue agora a assinatura da lei pelo Presidente Barack Obama, completa a fase que se desenrolou ao nível do poder legislativo norte-americano.

“É, naturalmente, um motivo de satisfação, não apenas porque hoje estamos numa situação muito diferente da verificada há cerca de um ano, mas também porque é o fruto de um trabalho aturado e persistente, que decorreu, na sua esmagadora maioria, de forma reservada”, frisou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, estes esforços permitiram sensibilizar um conjunto de decisores políticos norte-americanos para a importância da Base das Lajes e da relação diplomática entre Portugal e os Estado Unidos, que, no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa, se alicerça, em grande medida, nessa infraestrutura militar da ilha Terceira.

“Estamos a falar, não apenas de uma questão de tempo, mas, sobretudo, de um processo que se abre para a Base das Lajes”, afirmou o Presidente do Governo dos Açores, salientando que este trabalho de reavaliação global das bases europeias já se inciou em janeiro deste ano.

Depois da componente legislativa, agora vai se desenvolver um processo ao nível do Departamento da Defesa, que passa a ter um “claro mandato político da parte do Congresso dos Estados Unidos no sentido de incluir a Base das Lajes nessa reavaliação”.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro reafirmou a total disponibilidade e empenho do Governo dos Açores em desenvolver os esforços para que esta nova fase possa também ser coroada de sucesso.

“É por isso que, dentro em breve, irei solicitar uma audiência ao Ministro dos Negócios Estrangeiros para uma abordagem conjunta e para o reforço da articulação e da concertação de posições quanto à fase que agora decorre e que tem relevância para a situação da Base das Lajes”, afirmou.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: