domingo, 22 de dezembro de 2013

Governo dos Açores está empenhado em construir uma sociedade que inclua todos, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que o Governo dos Açores “está empenhado em construir uma sociedade que não exclua ninguém”, destacando as ações que têm sido desenvolvidas pelo Executivo para “minorar as dificuldades sentidas pelas pessoas que são portadoras de deficiência”.

“Prova disso é o número de respostas que têm sido criadas nos últimos anos. Hoje são mais de mil Açorianos e Açorianas a beneficiar de serviços especializados, nomeadamente nos Centros de Atividades Ocupacionais”, afirmou Piedade Lalanda, recordando que “eram apenas cinco em 1996 e atualmente são 16, abrangendo quase 500 jovens e adultos, nas mais diversas ilhas”.

Piedade Lalanda, que falava sábado, em Ponta Delgada, no jantar de Natal da Delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Deficientes, salientou ainda “o financiamento de várias carrinhas de transporte adaptado, que não existiam em 1996 e que hoje são um recurso fundamental para facilitar o acesso aos serviços, incluindo a frequência dos centros de atividades”.

Na sua intervenção, recordou também que “o investimento em equipamentos vocacionados para pessoas especiais não chegava aos 500 mil euros há 17 anos atrás”, frisando que, “em 2012, ultrapassou os seis milhões de euros, entre acordos de cooperação, apoios eventuais e investimentos no plano”.

“Este ano e no próximo são vários os equipamentos em construção que vão melhorar, ainda mais, a rede de respostas nesta área”, referiu a Secretária Regional, defendendo a importância da solidariedade, que deve existir “todo o ano” e não apenas na quadra natalícia.

“Temos todos consciência que não está tudo feito. Em matéria de inclusão na nossa sociedade, particularmente quando pensamos nas escolas, nos locais de emprego, ainda temos de derrubar barreiras, não apenas físicas, mas também mentais e culturais. Mas não podemos baixar os braços ou perder a esperança”, afirmou Piedade Lalanda.

A Secretária Regional destacou o trabalho desenvolvido pela Delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Deficientes, considerando que se trata de “uma voz que traz a esperança a muitos cidadãos, que passam por dificuldades, que enfrentam limitações ou lutam contra obstáculos que parecem intransponíveis”.

“Podem contar com o Governo dos Açores para apoiar e contribuir para o vosso sucesso, porque ganha cada um de vós e ganham os Açores, na medida em que vencermos no respeito pela diferença”, afirmou Piedade Lalanda.



GaCS

Sem comentários: