quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Governo quer promover trabalho de proximidade com comunidades imigrantes nos Açores, afirma Rodrigo Oliveira

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou a “convergência multi e inter-cultural” que se vive nos Açores, frisando que o Governo Regional tem como objetivo promover um trabalho de proximidade com todas as comunidades de imigrantes residentes no arquipélago.
“Constitui um desígnio do Governo dos Açores promover um trabalho de proximidade com todas as comunidades, com as mais de 80 diferentes nacionalidades residentes nos Açores, bem como colher dos percursos migratórios daqueles que regressaram as bases para uma melhor e mais ampla política de integração”, afirmou Rodrigo Oliveira, que falava quarta-feira, em Ponta Delgada, nas comemorações do Dia Internacional dos Migrantes.
“Neste dia queremos homenagear todos aqueles que, por diversas motivações, saíram das nossas ilhas, mas principalmente, aqui, aqueles que delas fizeram o seu novo lar, contribuindo para o progresso e o desenvolvimento destes nove pedaços de terra no Atlântico”, salientou.
Na sua intervenção, Rodrigo Oliveira referiu a “boa integração” dos imigrantes nos Açores, que se pretende que sejam “parte integrante do processo de desenvolvimento da Região, através da partilha dos seus conhecimentos e experiências, bem como do sentido empreendedor que têm demonstrado ao longo dos tempos”.
“Por isso, o Governo dos Açores, em parceria com diversas entidades, tem promovido um conjunto de ações que, por um lado, visam assegurar a plena integração dos imigrantes e emigrantes regressados na nossa sociedade e, por outro, dinamizar a interculturalidade”, afirmou, apontando os cursos de língua portuguesa para imigrantes e os apoios às atividades de diversas organizações.
O Subsecretário Regional manifestou preocupação com a exploração da imigração ilegal e com as crescentes limitações à imigração que estão a ser impostas em alguns Estados europeus, assegurando que os Açores “constituem um exemplo na ligação privilegiada e apoio às diversas comunidades”.
“Nesta Região que preza e se orgulha da sua emigração e imigração, de sempre ter sido e continuar a ser uma Região aberta ao mundo, nunca é demais afirmar que o racismo ou a xenofobia não podem ter espaço na nossa sociedade”, frisou Rodrigo Oliveira.


GaCS

Sem comentários: