quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Luís Cabral anuncia saúde oral nos dois concelhos de São Jorge

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje a extensão da saúde oral ao concelho da Calheta, tendo sido já adquirida uma cadeira de medicina dentária e autorizada a contratação de mais um profissional, alargando assim as disponibilidades desta valência na ilha de São Jorge.

Luís Cabral salientou que, com esta medida, se consegue “uma cobertura total dos centros de saúde da Região na área da medicina dentária”.

O Secretário Regional, que falava no final de uma reunião com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, salientou que Governo dos açores tem dado uma grande atenção à saúde oral, equipando os centros de saúde com gabinetes e dotando-os de médicos dentistas, para permitir uma boa resposta tanto na prevenção como ao nível dos tratamentos.

Esta reunião, segundo Luís Cabral, serviu também para definir o funcionamento dos laboratórios, na sequências de questões que têm sido levantadas por profissionais de saúde e foram recentemente objecto de um requerimento do CDS-PP.

O Secretário Regional frisou que foi avançada a possibilidade de partilha dos equipamentos de laboratório, ficando cada centro de saúde responsável por determinadas análises, na certeza de que, para o utente, não haverá qualquer alteração, continuando a fazer a recolha de sangue e a receber as análises no seu centro de saúde.

"O local onde é feita a análise é já uma questão funcional e é indiferente, até porque, em alguns casos, dada a sua complexidade, tem de se recorrer a laboratórios em unidades hospitalares fora da ilha", salientou, acrescentando que, deste modo, "garante-se a resposta aos cidadãos, salvaguarda-se a questão do emprego dos profissionais que trabalham nos laboratórios e evitam-se duplicações de equipamentos com custos acrescidos".

Luís Cabral sublinhou também a validade dos 'point of care', considerando que têm constituído uma mais-valia, por exemplo, no caso dos doentes respiratórios, a quem é possível com estes equipamentos efetuar análises de gasometria, indisponíveis com o sistema anterior.

Esta é uma solução que, segundo o Secretário Regional da Saúde, tem já dado bons resultados na vizinha ilha do Pico.

Nesta reunião, Luís Cabral transmitiu ao Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge os planos para 2014 relativamente ao financiamento dos centros de saúde, assim como algumas alterações do ponto de vista organizacional que estão a ser planeadas.

"Estamos a trabalhar num aumento dos financiamentos das unidades de saúde de ilha, numa lógica de maior responsabilização dos cuidados de saúde primários não só no tratamento mas também na gestão", afirmou.

Luís Cabral salientou que, ao longo do próximo ano, se pretende "transferir uma parte da responsabilidade do financiamento dos hospitais para as unidades de saúde, que são quem no fundo tem a responsabilidade pela gestão dos utentes e quem envia os doentes para os hospitais".

"Estamos deste modo a dar uma maior responsabilização não só às unidades de saúde de ilha como também aos médicos de família", frisou o Secretário Regional.
Anexos:


GaCS

Sem comentários: