segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Governo dos Açores vai avaliar condição de dependência dos idosos acolhidos em lares, anuncia Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que a condição de dependência dos idosos acolhidos em lares nos Açores vai ser avaliada durante o próximo ano, salientando que este aspeto será tido em conta no financiamento das valências de Lar de Idosos em 2015.

“O Governo dos Açores, consciente de que os idosos carecem de cuidados diferenciados, sobretudo quando vivem num lar, irá ao longo do ano de 2014 avaliar a condição de dependência dos idosos”, afirmou Piedade Lalanda, que falava no Convívio de Natal do Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada.

Piedade Lalanda frisou que a avaliação do grau de dependência de cada idoso será feita “com base num critério objetivo”, acrescentando que o resultado desta avaliação será tido em conta no financiamento a atribuir aos lares de idosos em 2015.

A Secretária Regional assegurou que o Executivo “está atento às necessidades dos mais idosos”, pelo que apoia diretamente as instituições que se dedicam a cuidar das pessoas nesta fase da vida”.

“Queremos que os idosos se sintam apoiados e que, ao fim de uma vida de sacrifícios e trabalhos, possam viver em segurança e devidamente apoiados nas suas fragilidades”, afirmou, salientando que a idade exige mais apoios, o que faz com que os idosos fiquem, em muitos casos, dependentes dos cuidados dos técnicos e dos funcionários das instituições que os acolhem.

“Porque o Governo reconhece o importante suporte que os lares representam na prestação de serviços aos idosos, o valor inicialmente previsto para o financiamento por utente de lar foi reforçado”, frisou Piedade Lalanda, acrescentando que se pretende “garantir que são bem cuidados pelas instituições que se dedicam a este tipo de serviços, seja nos lares ou integrados nas suas comunidades, onde o apoio ao domicílio é também uma forma de reforçarmos a capacidade das famílias”.

“Quem dedicou uma vida inteira aos outros tem o direito de receber da geração mais nova os cuidados que necessita. É um dever da comunidade, uma obrigação de solidariedade que o Governo assume, em parceria com as instituições sociais”, afirmou.

Na sua intervenção, Piedade Lalanda recordou que o Governo dos Açores aumentou o valor do Complemento Regional de Reforma para 2014, que, no seu valor máximo, já ultrapassa 51 euros por mês, além de se manter o complemento de apoio para a compra de medicamentos.

“Os idosos precisam de todos os apoios, particularmente aquele que recebem das instituições sociais”, defendeu a Secretária Regional, que elogiou o trabalho desenvolvido nesta área pelo Lar Luis Soares de Sousa, uma instituição centenária que se dedica aos mais idosos, em valências como o serviço de apoio ao domicílio, o lar e o centro de convívio.



GaCS

Sem comentários: