sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Luís Neto Viveiros diz que “imagem ecológica” vai projetar a qualidade necessária à afirmação dos produtos agroindustriais açorianos

O Secretário Regional dos Recursos Naturais disse hoje, na cerimónia de entrega do “Prémio Produtor Excelente 2012”, em Ponta Delgada, que a afirmação dos produtos agroindustriais açorianos se faz pela qualidade, revelando que o Governo está a trabalhar no desenvolvimento de uma imagem ecológica.

“Só assim teremos a garantia de sucesso junto dos mercados externos”, afirmou Luís Neto Viveiros, acrescentando que o Executivo está “a trabalhar na criação de uma imagem ecológica, de gourmet e premium, destinada a todos os produtos e serviços açorianos, que projete as suas produções e os Açores além-fronteiras”.

“Face à nossa pequena e fragmentada dimensão, as produções açorianas nem sempre conseguem, como outras, afirmar-se nos mercados”, frisou, considerou ser “ser absolutamente imperioso o desenvolvimento de um trabalho tendente à união e articulação de esforços de todos, para que possamos credibilizar cada vez mais a nossa Marca Açores”.

Na intervenção que proferiu na iniciativa promovida pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (AJAM), Luís Neto Viveiros sublinhou que os Açores são “a região do País com a população agrícola mais jovem”, com uma idade média de 42 anos, de acordo com o último Censo.

O Secretário Regional salientou ainda o elevado número de projetos de investimento destinados a jovens agricultores que foram aprovados no decurso do Quadro Comunitário de Apoio (QCA) que agora termina, que permitiu a 170 jovens beneficiarem de mais de seis milhões de euros de prémio à primeira instalação.

“Destes, cerca de 67% tiveram como objetivo a sua instalação na área da bovinicultura”, destacou, acrescentando que “no próximo período de programação, pretende-se estimular ainda mais a entrada de jovens na agricultura”.

Na cerimónia que hoje distinguiu mais de 300 associados da AJAM pela produção de leite de excelência conseguida em 2012, Luís Neto Viveiros saudou a iniciativa e os produtores distinguidos, considerando que “espelham a enorme capacidade característica deste setor para enfrentar dificuldades, abraçar novos desafios e perseguir o nosso caminho, para benefício do interesse coletivo e da agricultura açoriana”.




GaCS

Sem comentários: