sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Segurança Social dos Açores cede espaço para novas instalações do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que a nova sede do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, em Ponta Delgada, ficará instalada num espaço cedido pela Segurança Social dos Açores e visa proporcionar melhores condições ao desenvolvimento das suas atividades.

O protocolo de cedência foi formalizado hoje numa cerimónia presidida por Piedade Lalanda, passando a instituição a contar com uma nova sede num prédio urbano, com cinco divisões no rés-do-chão e seis no primeiro andar, além de garagem e quintal, numa área total de 435 m2.

Piedade Lalanda salientou que esta cedência, além de ser “uma prova de confiança”, insere-se “numa lógica de que os equipamentos disponíveis da Segurança Social devem estar ao serviço das causas e das pessoas”.

Nesse sentido, considerou que esta cedência é uma forma de “reaproveitar e rentabilizar os espaços que se encontram devolutos e que não faz sentido estarem de portas fechadas, mas sim ao serviço das pessoas”.

A Secretária Regional frisou que o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica é “um parceiro importadíssimo”, porque intervém junto das famílias, numa estratégia técnica que é sistémica.

“É a estratégia adequada de intervenção na família, porque envolve, desde logo, todos os elementos da família e envolve várias dimensões dos problemas vividos na família”, afirmou, salientando que a “abordagem multidisciplinar é a mais ajustada e adequada” ao nível das questões sociais.

No âmbito desta parceria, Piedade Lalanda lembrou o programa Conecta, que visa ajudar as famílias com adolescentes em conflito, e o Programa Psico-Educacional para Agressores Conjugais – Contigo.

A Secretária Regional afirmou que o Governo dos Açores conta com a colaboração do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica para a avaliação de valências atípicas, no âmbito do novo modelo de financiamento às Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias.


Anexos:
2013.12.13-SRSS-ProtocoloCedênciaImovelCentroTerapiaFamiliar.MP3
GaCS

Sem comentários: