sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Charcos de Pedro Miguel, no Faial, registam grande variedade de aves migratórias

Os Charcos de Pedro Miguel, na ilha do Faial, registaram nos últimos dias a presença de uma grande variedade de aves migratórias, comprovando a importância desta zona para a conservação de várias espécies.

Na quinta-feira, 26 de dezembro, foram registadas no local 27 marrequinhas (Anas crecca), dois arrábios (Anas acuta) e uma íbis preta (Plegadis falcinellus).

A observação de aves é uma atividade que tem vindo a registar um aumento de apreciadores, decorrendo a época alta nos meses de janeiro e fevereiro, altura em que aves migratórias como as garças, os patos e várias espécies limícolas utilizam o arquipélago dos Açores com regularidade para se alimentar e repousar.

Na ilha do Faial, os locais com interesse ornitológico mais utilizados neste período do ano pelos observadores de aves (birdwatchers) são os Charcos de Pedro Miguel e a Caldeira, tendo o Parque Natural melhorado em 2012 as condições para os praticantes desta atividade, através da construção de uma infraestrutura de apoio nesta área ambiental.

Os Charcos enquadram-se na fossa tectónica (graben) de Pedro Miguel, mais especificamente na falha da Lomba Grande, que se salienta pela sua expressão morfológica em toda a ilha do Faial, sendo particularmente relevante pelo seu coberto florestal, com espécies naturais de Laurissilva.



GaCS

Sem comentários: