segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Governo dos Açores destaca papel dos bibliotecários e arquivistas como mais-valia para as instituições públicas

O Diretor Regional da Cultura destacou hoje, na Ribeira Grande, o papel fundamental dos bibliotecários, arquivistas e documentalistas no acolhimento, gestão e divulgação de dados, tendo em vista o cumprimento da missão das bibliotecas, arquivos e museus dos Açores.

Nuno Lopes, que falava na sessão de abertura do XII Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, considerou que, no contexto das rápidas e profundas mudanças dos dias de hoje, “marcado por uma contínua evolução da tecnologia digital e pela construção de novos paradigmas epistemológicos”, o desempenho daqueles profissionais constitui um desafio constante.

Por essa razão, salientou a importância da realização dos encontros regionais dos profissionais do setor, que constituem, segundo Nuno Lopes, "uma mais-valia para os profissionais e para as instituições, públicas ou privadas, promovendo a partilha e a divulgação de saberes e de experiências”.

Para o Diretor Regional, o serviço prestado pelas bibliotecas, arquivos e museus dos Açores, bem como pelos arquivos e centros de documentação da Administração Regional, vai sair reforçado e enriquecido “por via da reflexão e da análise” que vão suscitar as diversas comunicações previstas no programa deste encontro.

O XII Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas é organizado pela Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa da Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, sob o tema central “Novos Papeis, Novos Serviços: Preparado para a Mudança?”.



Anexos:
2013.12.16-DRC-EncontroBibliotecários.mp3

GaCS

Sem comentários: