sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Intervenção do Secretário Regional dos Recursos Naturais

Texto integral da intervenção do Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, proferida hoje, em Ponta Delgada, na cerimónia de entrega do prémio “Produtor Excelente 2012”:

“Começo por agradecer, em nome de S. Exª. o Presidente do Governo Regional dos Açores, que aqui também represento, o distinto e honroso convite para participar em mais esta edição do “Prémio Produtor Excelente” que, em boa hora, a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses decidiu encetar, evidenciando, por este meio, os produtores associados que se distinguiram durante o ano de 2012.

Faço-o com particular gosto, na certeza de me estar a associar a um dos momentos altos da vida desta Associação.

Trata-se de uma circunstância duplamente importante:

- Por um lado, estamos a premiar o esforço e a tarefa laboriosa daqueles que, mediante uma gestão rigorosa e cuidada, conseguem obter produções de qualidade superior e com isso acrescentar mais-valias à sua atividade;

- E, por outro, evidencia-se o papel dos jovens empresários agrícolas açorianos, que são, com toda a certeza, o garante de um perpétuo contributo desta atividade para a criação de riqueza e para a dinamização do tecido económico.

O nosso amanhã encontrar-se-á garantido nos nossos jovens! Essa segurança só poderá efetivar-se mediante uma produção de excelência que certamente assegurarão.

Como todos sabem, ser agricultor tem sido, ao longo dos tempos, um acumular de técnicas e tradições transmitidas de geração em geração e que hoje importa adaptar cada vez mais aos tempos modernos, conferindo-lhes inovação e tecnologia, adequadas à nossa dimensão e à nossa realidade específica.

Hoje é unanimemente reconhecido o franco progresso que a agricultura açoriana atingiu, o que, aliás, é confirmado por vários indicadores sócio-estruturais do setor, de entre os quais se releva a produção e a dimensão média das explorações, o índice de mecanização agrícola ou até a taxa de ativos jovens no setor.

A este propósito, não posso deixar de referir que os Açores apresentam a mais elevada taxa de jovens na agricultura, quando comparada com a Região Autónoma da Madeira ou com o continente.

A idade média da população agrícola familiar nos Açores, segundo o censo de 2009, é de 42 anos, contra 52 no continente e 46 na Madeira. Somos assim a Região do País com a população agrícola mais jovem.

Paradigma disto mesmo é o elevado número de projetos de investimento destinados aos jovens agricultores aprovados no decurso deste Quadro Comunitário de Apoio (QCA) e que permitiu a cerca de 170 jovens agricultores estabelecerem-se, beneficiando de mais de 6,1 milhões de euros, só de prémio à primeira instalação.

Destes, cerca de 67% tiveram como objetivo a sua instalação na área da bovinicultura leiteira.

O Governo dos Açores, no âmbito do próximo QCA, encontrará as medidas mais consentâneas com a continuidade da evolução que este setor tem demonstrado.

Assegurar a afetação de mais jovens agricultores ao setor e garantir que farão um percurso de modo a obter uma qualidade produtiva de excelência, contribuindo para a afirmação das nossas produções nos mercados externos, será outro dos desígnios que o Governo pretende atingir com o quadro de financiamento a vigorar já a partir de 2014.

No próximo período de programação, pretende-se estimular ainda mais a entrada de jovens na agricultura, promovendo um setor rejuvenescido, protagonizado por gente dinâmica, empreendedora, capaz de conjugar de modo rentável a imagem açoriana, a nossa qualidade e a segurança dos nossos produtos.

Sendo a produção de leite um dos principais motores económicos da nossa terra, esta tem-se apresentado como uma atividade altamente especializada, com um elevado nível de profissionalismo que vai muito para além do trabalho árduo e exigente inerente às atividades diárias da exploração.

Esta atividade obriga os produtores a um trabalho de gestão apurada e de planeamento rigoroso, baseado numa formação profissional eficaz e cada vez mais necessária.

Quando se fala em formação profissional é preciso reconhecer que estamos perante uma tarefa inacabada, da qual depende cada vez mais todo e qualquer empresário que queira verdadeiramente distinguir-se e ser reconhecido pela boa qualidade.

O conhecimento acompanha os tempos e estes são de permanente mudança, à qual nos devemos adaptar de modo permanente e constante.

Só na base deste pensamento teórico é possível manter elevados níveis de excelência, indispensáveis ao sucesso individual e coletivo do setor.

A nossa realidade arquipelágica, a nossa dimensão e a distância aos grandes mercados obriga-nos a que a afirmação dos nossos produtos se faça unilateralmente pela qualidade, pois só assim teremos a garantia de sucesso junto dos mercados externos, onde concorrem operadores com outras capacidades e de reconhecida dimensão.

É importante ter presente que os consumidores, sobretudo os do continente português, têm uma ideia muito particular acerca da qualidade e da marca de excelência dos produtos açorianos.

Trata-se de um conceito que assenta muito na valorização do nosso modo de produção, na qualidade ambiental das nossas ilhas, originando uma tipicidade única aos nossos produtos.

Porém, e face à nossa pequena e fragmentada dimensão, as produções açorianas nem sempre conseguem, como outras, afirmar-se nos mercados.

Daí ser absolutamente imperioso o desenvolvimento de um trabalho tendente à união e articulação do esforço de todos, para que possamos credibilizar cada vez mais a nossa marca “Açores”, ganhando assim uma maior projeção e valorização dos produtos desta Região.

O Governo dos Açores está a trabalhar na criação duma imagem ecológica, de gourmet e premium, destinada a todos os produtos e serviços açorianos, que projete as suas produções e os Açores além-fronteiras.

Não há dúvida que nos sentimos confortados e orgulhosos pelo caminho que até aqui percorremos, porém estamos bem cientes de que enfrentaremos, num futuro próximo, muitos mais desafios. A estes responderemos sempre com a mesma tenacidade que carateriza as nossas gentes.

Quando se fala em qualidade, em excelência, surge-nos de imediato o setor do leite como sendo o mais dinâmico da economia açoriana e com maior projeção nos mercados externos.

Gera um importante contributo para o PIB do arquipélago, sendo também um marcante polo gerador de emprego.

A fileira do leite representa cerca de 70% da atividade agrícola regional e tem vindo a situar-se nos 30% da produção nacional.

É importante, para mantermos e melhorarmos o nosso contributo, darmos seguimento ao processo de reestruturação do setor, que passa também pelo contínuo investimento público na área da sanidade, das infraestruturas, das acessibilidades, na distribuição de água e no fornecimento de energia elétrica às explorações.

A par disso, serão prosseguidos e apoiados os investimentos na modernização das explorações, bem como na sustentabilidade industrial do setor.

No cenário de desmantelamento do regime de quotas que se aproxima é particularmente importante manter a pressão junto da Comissão Europeia, no sentido da salvaguarda desta produção nas Regiões Ultraperiféricas, onde os Açores são parte fundamental.

Na impossibilidade da continuação de tal regime, é agora tempo de nos batermos com redobrada firmeza para conseguirmos no plano europeu condições que permitam enfrentar com sucesso mais este desafio.

O Governo dos Açores, em conjunto com os produtores, industriais, suas organizações e demais parceiros da fileira do leite, tudo fará para encontrar formas que levem a uma minimização do impacto do desmantelamento do regime de quotas leiteiras.

Antes de terminar, saúdo uma vez mais esta iniciativa, bem reveladora da juventude e da excelência dos nossos produtores, que espelham a enorme capacidade característica deste setor para enfrentar as dificuldades, abraçar novos desafios e perseguir o nosso caminho, para benefício do interesse coletivo e da agricultura açoriana.

Assim, estamos a fazer dos Açores uma região, onde vale a pena sempre viver”.


Anexos:
2013.12.13-SRRN-PrémioProdutorExcelente.MP3

GaCS

Sem comentários: