quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Governo dos Açores assegura estágios profissionais a mais 727 jovens

O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou que, terminada mais uma fase de candidaturas do programa ESTAGIAR, “foram admitidos mais 727 jovens" que, em janeiro, vão iniciar os seus estágios em projetos apresentados pelas empresas açorianas.

Sérgio Ávila precisou que, entre estes jovens candidatos, 308 detêm licenciatura e os restantes 419 estão habilitados com cursos profissionais.

“Com esta medida, o Governo disponibilizará, até um prazo de dois anos, estágios profissionais que permitirão, a quem concluiu recentemente as suas habilitações académicas, ter uma forma eficaz e eficiente de inserção no mercado de trabalho”, frisou.

Sérgio Ávila salientou que “com esta medida, o Governo dos Açores investirá mais 4,8 milhões de euros na promoção da empregabilidade dos jovens açorianos”.

Por outro lado, lembrou que “a este programa está associado um programa de inserção e integração de estagiários”, que apoia significativamente as entidades que, no final dos estágios, decidam celebrar contratos de trabalho com os jovens.

O Vice-Presidente do Governo Regional revelou, a propósito, que, neste momento, “mais de 500 jovens, após conclusão dos seus estágios, estão já a trabalhar nas entidades que os acolheram.”

O Programa ESTAGIAR foi criado pelo Governo dos Açores para apoiar os jovens que terminam os seus estudos, quer no ensino superior, quer no profissional, no seu primeiro contato com o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fomentar a sua contratação pelas empresas açorianas.

“A adesão dos açorianos às medidas de estímulo à atividade económica incorporadas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial tem levado o Governo dos Açores a reforçar não só essas medidas, mas a sua intensidade e sua diversidade”, frisou.

Nesse sentido, revelou que, no próximo ano, o Governo Regional vai "reforçar o apoio aos estágios profissionais, à contratação de jovens pelas empresas após a conclusão dos estágios e à criação de novos postos de trabalho pelas empresas, no âmbito de um conjunto de políticas de promoção do emprego que constitui a sua principal prioridade”.

“Como tivemos a oportunidade de anunciar, esse objetivo será também concretizado através da criação de um reforço de 100 milhões de euros das dotações disponíveis do próximo Quadro Comunitário de Apoio para o financiamento dos programas de promoção do emprego”, frisou o Vice-Presidente do Governo.


GaCS

Sem comentários: