terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Biblioteca Digital Europeia disponibiliza conteúdos do portal "Cultura Açores"

A Europeana (Biblioteca Digital Europeia) disponibiliza ao público 112 obras da Biblioteca Digital e 4.350 registos paroquiais do portal Cultura Açores (http://www.culturacores.azores.gov.pt), da Direção Regional da Cultura/Centro de Conhecimento dos Açores.

A parceria entre a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura e a Europeana tem por base um protocolo celebrado, em 2012, entre a Direção Regional da Cultura e a Biblioteca Nacional de Portugal que, através do Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD), veicula a toda a documentação de Portugal, em formatos digitais padronizados, para a Biblioteca Digital Europeia (http://www.europeana.eu).

A Europeana disponibiliza 30 milhões de objetos digitais, objetivo que foi alcançado cinco anos após a sua criação, e conta com a parceria de várias países europeus que confluem esforços, em conformidade com recomendações da Comissão Europeia sobre a digitalização e disponibilização do património cultural em formato digital, no sentido de ser facultado ao público o acesso ao conhecimento e ao saber.

O portal Cultura Açores tem atualmente ao dispor do público 934.203 ficheiros pesquisáveis, distribuídos na sua grande maioria pelos conteúdos Biblioteca Digital e Inventário Genealógico.

Entre janeiro e novembro deste ano, o portal registou 72.039 visitas, destacando-se os acessos ao Inventário Genealógico, à Enciclopédia Açoriana e à Agenda Cultural.

O conhecimento sobre a história e a realidade dos Açores e, simultaneamente, a preservação, digitalização e divulgação do património cultural açoriano, em consonância com as exortações europeias, tem sido uma das prioridades do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, nomeadamente da Direção Regional da Cultura.



GaCS

Sem comentários: