segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Governo dos Açores apoia famílias na reabilitação habitacional com mais de 5,4 ME

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Habitação, apoiou em 2013 a reabilitação de mais de 450 habitações, dotando-as de melhores condições de segurança e salubridade, contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições de conforto de muitas famílias açorianas.

Ao longo deste ano foram autorizadas mais de uma centena de candidaturas ao programa de recuperação e reabilitação habitacional e foram pagos apoios a cerca de três centenas de outros processos com obras em curso, totalizando um investimento superior a 3,86 milhões de euros, que beneficiou mais de quatro centenas de agregados familiares.

Estes apoios atribuídos às famílias foram geridos diretamente por elas ou através do estabelecimento de parcerias com autarquias e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Os apoios, como prevê a legislação, apenas são disponibilizados mediante a apresentação de fatura e recibo correspondentes ao investimento e depois de serem realizadas vistorias por pessoal técnico habilitado para o efeito.

Este é um importantíssimo contributo para o combate à economia paralela, cumprindo um desígnio do Governo dos Açores.

O Executivo investiu também cerca de 1,55 milhões de euros na requalificação do parque habitacional da Região, por realização de ajustes diretos e por administração direta, tendo sido intervencionadas e melhoradas cerca de meia centena de habitações em todo o arquipélago.

A reabilitação e requalificação habitacional beneficiam as famílias, que ganham melhores condições habitacionais, mas também contribuem para a sustentabilidade de empresas de construção civil e permitem a fixação das populações nas suas zonas residenciais.

Este investimento insere-se no âmbito da estratégia política do Governo Regional de apoiar as famílias e as empresas dos Açores.



GaCS

Sem comentários: