quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Governo dos Açores aposta numa política social que emancipe as pessoas, afirma Natércia Gaspar

A Diretora Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o principal objetivo da ação social promovida pelo Governo dos Açores é melhorar o nível de vida das pessoas, ao mesmo tempo que as dota de competências facilitadoras da sua autonomização.

“Se não apostarmos nas competências e nas capacidades de cada cidadão dificilmente seremos capazes de combater as carências e, muito menos, o risco de exclusão das famílias com maiores dificuldades”, afirmou Natércia Gaspar, que falava na apresentação do livro “Receitas Económicas e Nutritivas”, da autoria da dietista Vera Berbereia.

A obra resulta de um projeto da Casa do Povo do Porto Judeu, desenvolvido junto de beneficiários de Rendimento Social de Inserção e das Cantinas Sociais, agora alargado a todas as ilhas dos Açores pela Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto de Desenvolvimento Social, em parceria com as instituições locais.

“É neste propósito que se insere a publicação deste livro de receitas que, à semelhança da rede de hortas comunitárias e da rede de lojas eco-solidárias, é mais um contributo para que as famílias reencontrem e reforcem a sua capacidade para ultrapassar as dificuldades que possam ter“, frisou a Diretora Regional.

A Casa do Povo de Porto Judeu foi felicitada pela iniciativa e pelo exercício de uma estratégia de apoio social que não se limita às situações de emergência, mas que trabalha no sentido de emancipar as pessoas que apoia.


Na cerimónia foi destacado o voluntariado da autora e do designer gráfico, bem como a responsabilidade social manifestada pela empresa Nova Gráfica e pelo restaurante Anfiteatro Lounge, que se mobilizaram em torno deste projeto.



GaCS

Sem comentários: