quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Horta vai ter espaço museológico dedicado aos cabos submarinos, confirma Luiz Fagundes Duarte

Os Açores vão contar depois de 2014 com um espaço museológico dedicado aos cabos submarinos, que será instalado na 'Trinity House', na zona da Colónia Alemã, na cidade da Horta, revelou hoje o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na Assembleia Legislativa durante o debate de uma iniciativa do CDS/PP sobre este assunto, referiu que o projeto só fará, no entanto, sentido se estiver ligado a outros projetos que desempenharam as mesmas funções em ambos os lados do Atlântico.

O património museológico relacionado com a história dos cabos submarinos nos Açores, em particular na ilha do Faial, que ascende a mais de sete centenas de peças, encontra-se “devidamente inventariado e à guarda do Museu da Horta”, que promove na próxima terça-feira uma exposição com esse património.

O Secretário da Educação, Ciência e Cultura adiantou que, desde meados de novembro, está a decorrer o processo de classificação do imóvel 'Trinity House', o qual só depois de devoluto será objeto de obras, no respeito pela legislação específica com vista à sua futura função.

A criação de um 'Roteiro das Comunicações' é outro aspeto que, de acordo com Fagundes Duarte, está em análise entre a Direção Regional da Cultura, a Câmara Municipal da Horta e a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, tendo em vista um maior aproveitamento de todo o património envolvido no período histórico em causa.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura rejeitou, por outro lado, que seja considerada prioritária a construção de um memorial para assinalar o local da amarração dos primeiros cabo-submarinos estrangeiros.

Para Luiz Fagundes Duarte, o que importa, dadas as atuais circunstâncias, “é preservar o que existe".


Anexos:


GaCS

Sem comentários: