segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Governo dos Açores assinala Dia Internacional dos Migrantes

O Governo dos Açores assinala quarta-feira, 18 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes, com uma iniciativa que decorrerá, a partir das 19h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em São Miguel.

Este evento, organizado em parceria com a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e o Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante, pretende fomentar a interculturalidade, promovendo os valores da diversidade e do diálogo cultural na Região.

A sensibilização da sociedade civil para o reconhecimento dos direitos, liberdades e garantias dos migrantes é outro dos objetivos desta iniciativa, que reunirá imigrantes e emigrantes regressados.

O Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, visa ainda com esta celebração proporcionar um espaço de convívio e partilha de vivências, potenciando o conhecimento das similitudes e das diferenças das respetivas raízes culturais.

A iniciativa, que deverá contar com a participação de cerca de 150 imigrantes de diversas nacionalidades, além de emigrantes açorianos regressados à Região, inclui um programa de animação musical, de convívio e de intercâmbio intercultural, com as atuações de Maninho, Ciro Costa, Grigori Spektor e Ana Paula Andrade, bem como Cantigas ao Desafio, levando ao evento momentos musicais do Brasil, da Guiné-Bissau, da Ucrânia e dos Açores.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, a 18 de dezembro de 1990, a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e suas Famílias e, em 2000, este dia foi proclamado o Dia Internacional dos Migrantes.
Desde então, o dia 18 de dezembro tem sido celebrado como uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de proteger os direitos dos imigrantes e emigrantes em todo o mundo.
É neste contexto e com este espírito que o Governo dos Açores promove a celebração deste dia na Região, fomentando a sã convivência dos diferentes povos e culturas residentes no arquipélago, homenageando também todos aqueles que enveredaram por um percurso migratório.

GaCS

Sem comentários: