sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Museu Carlos Machado celebra Dia Internacional dos Migrantes

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Migrantes, promovendo quarta-feira, 18 de dezembro, em parceria com a Direção Regional das Comunidades, uma conversa sobre a emigração e a imigração no arquipélago dos Açores.

Neste encontro, que decorrerá a partir das 15h00 na igreja do antigo Recolhimento de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, participarão, entre outros, o Diretor Regional das Comunidades, a Vice-Presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), um emigrante açoriano no Canadá e um imigrante brasileiro nos Açores.

No final desta conversa, terá lugar uma visita à exposição “Arte Portuguesa no Museu Carlos Machado. 1840-2010”, que procura com especial incidência explorar a carga simbólica e interpretativa de obras associadas à temática dos migrantes, nomeadamente o quadro "Os Emigrantes", da autoria de Domingos Rebelo, 'ex libris' desta mostra.

A visita à exposição, que estará patente até 18 de abril de 2014, permitirá também a divulgação de obras recentemente incorporadas, como a escultura 'Virgem com o Menino', da autoria de Canto da Maya, e o 'Auto-Retrato', de Almada Negreiros.



GaCS

Sem comentários: