sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Governo dos Açores investe 6,4 ME no apoio a linhas de crédito e no fomento das exportações

O Governo dos Açores decidiu investir 6,4 milhões de euros no apoio às linhas de crédito às empresas e no fomento das exportações, celebrando contratos-programa com a empresa Ilhas de Valor e com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) para o ano 2014.

A decisão visa reforçar o apoio às empresas, nomeadamente através do sistema de garantia mútua, promovendo o alargamento da intervenção junto das empresas, bem como através da contratualização, no sistema financeiro, de linhas de crédito com vista a facilitar o acesso ao financiamento por parte das PME e ainda a dinamização e utilização de novos instrumentos financeiros.

Neste momento está em vigor a Linha de Crédito Açores Investe II, no âmbito da qual já foram aprovadas candidaturas de 980 empresas, no valor global de mais de 49,6 milhões de euros.

A Linha Açores Investe II assegura financiamentos até 25 mil euros para microempresas, 50 mil euros para pequenas empresas e 300 mil euros para médias e grandes empresas, sendo o prazo de amortização até oito anos, com um período de carência de reembolso até 24 meses.

Desde a anterior legislatura, altura em que foram criados mecanismos de apoio à tesouraria e liquidez das empresas, foram assegurados novos financiamentos no montante de cerca de 108,8 milhões de euros e refinanciamentos bancários de 308,7 milhões de euros, abrangendo no total 3.201 empresas.

No caso da SDEA, está prevista a realização de ações que assegurarão a execução de políticas de estímulo ao desenvolvimento empresarial, a prestação de serviços às empresas regionais, a captação de investimento externo e a divulgação das potencialidades económicas da Região, abrangendo importantes medidas de apoio à reestruturação empresarial, à comercialização externa de produtos regionais, à mobilização de iniciativas empresariais e à promoção da inovação e empreendedorismo.

Assumem especial relevância para 2014 as ações conducentes à concretização da nova política de incentivos ao investimento e ao funcionamento, ao fomento do empreendedorismo qualificado e criativo, tendo em vista preparar melhor as empresas regionais para os desafios decorrentes da globalização económica.

Visando o alargamento da base económica da exportação, será conferida prioridade à criação da Marca Açores, à conceção de um sistema de incentivos à internacionalização das empresas, bem como ao desenvolvimento e implementação de um plano de valorização dos produtos regionais, identificando as necessidades das empresas e criando as condições facilitadoras da ação das mesmas nas suas iniciativas exportadoras.

Será também dada uma especial atenção às iniciativas conducentes à integração das empresas regionais na economia digital. 


GaCS

Sem comentários: