terça-feira, 1 de abril de 2014

Açores participam na reunião plenária do Comité das Regiões da União Europeia

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, vai representar o Governo dos Açores na reunião plenária do Comité das Regiões da União Europeia, que decorre esta semana em Bruxelas, onde estará em análise, entre outros temas, a promoção de produtos agrícolas no mercado interno e em países terceiros.

A agenda desta reunião, que decorre quarta e quinta-feira na capital belga, inclui o exame e a votação de diversos pareceres relativos a temas como a estratégia de alargamento da União Europeia, a governação a vários níveis ou o quadro de qualidade para os estágios europeus, contando ainda com a intervenção do Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, Laszlo Andor.

Nesta 106.ª sessão plenária do Comité das Regiões merece ainda destaque um debate sobre a situação na Ucrânia, que contará com a presença de Vladimir Groysman, vice-primeiro-ministro ucraniano, e Štefan Füle, comissário europeu responsável pelo Alargamento e Política de Vizinhança.

No âmbito deste debate, deverá ser aprovada uma resolução sobre a situação neste país do leste europeu.

O Comité das Regiões é um órgão consultivo que representa as entidades regionais e locais da União Europeia, contando atualmente com 353 membros oriundos dos 28 estados membros.

A sua missão é a emissão de pareceres sobre questões políticas da atualidade e de propostas legislativas em domínios que afetem ou se relacionem com o exercício do poder regional e local.

A Região Autónoma dos Açores é representada no Comité das Regiões pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, sendo suplente o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.



GaCS

Sem comentários: