terça-feira, 1 de abril de 2014

RIAC apoia cidadãos na entrega das declarações de IRS

A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) volta a apoiar este ano, de forma gratuita, os cidadãos na entrega pela Internet das declarações de rendimentos relativas ao ano de 2013.

O calendário definido pela Autoridade Tributária e Aduaneira determina que a entrega das declarações para os titulares de rendimentos das categorias A e/ou H (trabalho dependente e/ou pensões) faz-se online durante o mês de abril, enquanto os titulares de rendimentos das restantes categorias deverão proceder à entrega online das declarações em maio.

Os cidadãos, de acordo com o período mais adequado a cada caso, poderão dirigir-se às lojas da RIAC e proceder à entrega das suas declarações online, com o apoio dos profissionais desta rede.

Este ano surge como novidade, ainda em fase experimental, a disponibilização da funcionalidade de agendamento para a realização deste serviço em algumas lojas selecionadas, nomeadamente Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Porto Judeu, Parque Atlântico e São Sebastião.

O agendamento poderá ser efetuado através da Linha Verde (800 500 501) ou do endereço eletrónico riac@riac.gov.pt

Esta novidade insere-se na política de melhoria contínua do serviço prestado aos cidadãos e pretende contribuir para um aumento da comodidade, evitando filas de espera e desperdício de tempo.

Nas cinco lojas selecionadas, este serviço de apoio na entrega das declarações de IRS realiza-se exclusivamente por agendamento, enquanto nas restantes lojas da RIAC o atendimento continuará a ser feito por ordem de chegada.

A RIAC, um instituto público na dependência do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, está também disponível para esclarecer as dúvidas dos cidadãos em relação a esta e outras matérias, através dos seus vários canais de atendimento, nomeadamente o número verde gratuito 800 500 501, o endereço eletrónico www.riac.azores.gov.pt  ou através do Facebook em www.facebook.com/riac.gov.

A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dispõe de 51 lojas em todos os concelhos dos Açores, em Lisboa, em Toronto (Canadá) e em Fall River (EUA), além de um Centro de Contactos e um portal na Internet, disponibilizando um vasto leque de conteúdos informativos em diversas áreas para facilitar o acesso dos cidadãos à Administração Pública Regional, Central e Local e a outras entidades públicas ou privadas.


GaCS

Sem comentários: