sábado, 12 de abril de 2014

Direção Regional da Cultura confirma recuperação de antigo canhão ao largo de Vila Franca do Campo

O Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, confirmou a recuperação do mar, ao largo de Vila Franca do Campo, em S. Miguel, de um canhão em bronze, supostamente datado do século XVIII.

A operação, que envolveu meios da Capitania do Porto de Ponta Delgada, da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e do Governo dos Açores, foi “demorada devido às condições meteorológicas", salientando Nuno Lopes que acabou por ser "bem sucedida à segunda tentativa”.

Esta operação, realizada sexta-feira, foi de grande complexidade atendendo aos meios disponíveis, frisando o Diretor Regional que “só foi possível pela colaboração e empenho manifestado pelas diferentes partes”.

A peça foi retirada de uma profundidade de cerca de 12 metros, encontrando-se agora num depósito apropriado para a operação de dessalinização, cujo monitoramento será efetuado por técnicos da Direção Regional da Cultura.

Nuno Lopes salientou que o canhão ficará à guarda do Museu de Vila Franca do Campo, num “processo de aproximação” que a Direção Regional da Cultura quer estabelecer com as comunidades locais, onde se façam este ou outro tipo de achados.

“A lógica é que este património fique no local onde é descoberto”, afirmou.

Os técnicos da Direção Regional da Cultura vão prosseguir os estudos sobre a peça agora recolhida tendo em vista uma datação mais correta, bem como no local do achamento e nas proximidades, adiantou Nuno Lopes.



Anexos:
2014.04.12-DRaC-CanhaoVilaFranca.mp3
GaCS

Sem comentários: