sábado, 12 de abril de 2014

Governo dos Açores saúda Câmara Municipal de Vila Franca do Campo por processo de classificação como conjunto cultural de interesse regional

O Governo dos Açores saudou a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo por ter tomado a iniciativa de avançar com o processo de classificação da vila como "conjunto cultural de interesse regional”.

A pretensão da autarquia foi expressa sexta-feira à noite pelo presidente do município, numa iniciativa que mereceu uma reação positiva do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.

“Esta classificação faz falta àquela que foi a primeira capital da ilha de S. Miguel”, afirmou Luiz Fagundes Duarte, que falava na sessão solene de apresentação do restauro de uma pintura do século XVI pertença da Igreja Matriz de Vila Franca do Campo.

Na sua intervenção, Luiz Fagundes Duarte recordou que os Açores possuem atualmente três conjuntos classificados como de Interesse Regional, designadamente Vila do Porto, na ilha de S. Maria, Vila de Santa Cruz, na ilha Graciosa, e Vila do Corvo.

A estes três conjuntos vai juntar-se, o mais brevemente possível, Vila Franca do Campo que, com esta classificação, passará “no seu conjunto a ser um monumento”, cuja “importância deve ser passada às novas gerações”, defendeu.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura destacou, por outro lado, a "articulação” entre o Governo, a autarquia e a igreja na recuperação da pintura quinhentista da autoria de Diogo de Contreiras, que é considerado uma das mais criativas personalidades da sua altura e um dos iniciadores do maneirismo em Portugal.

Luiz Fagundes Duarte recordou que o Governo dos Açores assinou recentemente um protocolo com a Diocese de Angra, no sentido de, através de formação a ministrar às comissões fabriqueiras, párocos e outras pessoas, ajudar “a valorizar o nosso património, preservando-o para as novas gerações”.

Esta ação do Governo, em parceria com a Igreja dos Açores, é “importante sob vários aspetos”, mais ainda quando “a maior parte do património cultural existente nos Açores está nas igrejas, onde exatamente deve estar”, afirmou o Secretário Regional.

Anexos:
2014.04.12-SRECC-ClassificacaoVilaFranca.mp3

GaCS

Sem comentários: