terça-feira, 15 de abril de 2014

Governo apresenta trabalho desenvolvido ao Conselho de Ilha da Graciosa

O Governo dos Açores reuniu com o Conselho de Ilha, no âmbito da visita estatutária que está a efectuar à Graciosa, uma oportunidade para os membros do Executivo darem conta do trabalho desenvolvido em cada uma das respectivas áreas da governação.

“Foi uma reunião em que foram apresentadas e debatidas as reivindicações do Conselho de Ilha e em que o Governo apresentou o trabalho que está a realizar. Algum deste trabalho já tem resultados e outro está numa fase em que o Governo está a trabalhar para os alcançar”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

No final da reunião, realizada segunda-feira e onde foram analisadas matérias relacionadas com a saúde, os transportes e a agricultura, entre outras áreas, o Presidente do Governo apontou o exemplo dos transportes marítimos, setor em que o Governo está a trabalhar em soluções que vão ao encontro do que pretende o Conselho de Ilha.


“No caso dos transportes marítimos, há a necessidade, que está na base da decisão do Governo de avançar para a construção de mais dois navios, de criar as condições para que os Açores possam funcionar como um verdadeiro mercado interno”, frisou Vasco Cordeiro, ao adiantar que esta opção vai permitir, por exemplo, que as produções da Graciosa possam chegar mais fácil e rapidamente a outras ilhas.

“O que podemos constatar, nesse âmbito, é que a opção do Governo corresponde às necessidades apontadas pelo Conselho de Ilha”, disse o Presidente do Governo.

Também relativamente às ligações aéreas, o Executivo tem o objectivo, no âmbito do Plano Integrado de Transportes (PIT), de dar respostas que permitam melhorar as acessibilidades à Graciosa.

“O objetivo que levou o Governo a construir este PIT é exatamente dar respostas a estas necessidades”, realçou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo salientou ainda que o Executivo está, assim, a desenvolver um trabalho para construir as soluções e para cumprir os compromissos assumidos com os Açorianos, uma responsabilidade que inclui ainda a explicitação destas respostas no “quadro em que nos movemos e dos desafios com que estamos confrontados”.


Anexos:
2014.04.14-PGR-ConselhoIlha.mp3
GaCS

Sem comentários: