quarta-feira, 2 de abril de 2014

Governo dos Açores aumentou significativamente o investimento público direto em 2013, revelou Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou que o Executivo remeteu à Assembleia Legislativa o relatório de execução financeira do Plano de Investimentos de 2013.

Sérgio Ávila salientou que o Governo Regional conseguiu, no último ano, “aumentar em 15 por cento o investimento público direto, tendo a execução do Plano aumentado em 46 milhões de euros em relação ao ano anterior”.

Para o governante, isso “é ainda mais significativo se tivermos em conta que a taxa de execução do Plano de Investimentos teve um incremento de 30 por cento em relação a 2012”.

“Estes dados demonstram o esforço significativo que o Governo dos Açores tem feito para aumentar o investimento público e para, com esse aumento do investimento público direto, poder, com maior eficácia e eficiência, concretizar os objetivos subjacentes ao investimento público”, frisou Sérgio Ávila.

O Vice-Presidente considerou ser particularmente relevante “o facto de a concretização do objetivo de aumentar a coesão social e a sustentabilidade ter tido uma taxa de execução de 90 por cento e o aumento da competitividade e empregabilidade da economia regional ter concretizado um nível de execução superior a 84 por cento”.

“Numa conjuntura em que, no contexto nacional, se assiste a uma redução muito significativa do investimento público, é de salientar ter o Governo dos Açores, no último ano, conseguido este aumento não só do investimento público superior a 15 por cento, e num montante global de acréscimo de aumento do investimento público de 46 milhões de euros face ao ano anterior, mas, particularmente, ter aumentado em 30 por cento a taxa de execução do Plano no que concerne aos investimentos diretos da região”, afirmou.

Segundo o Vice-Presidente, estes valores demonstram claramente “a intenção do Governo de, de forma reforçada”, considerar o investimento público, e o seu aumento, como “essenciais para o desenvolvimento" da Região e para a "concretização dos objetivos e dos compromissos assumidos com os açorianos”.


Anexos:
2014.04.02-VPGRsobreExecuçãoFinanceiraPlano.mp3

GaCS

Sem comentários: