segunda-feira, 7 de abril de 2014

Modinhas Luso-Brasileiras do séc. XIX em concerto na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove a 12 de abril, na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, a realização de um concerto intitulado “Modinhas Luso-Brasileiras do séc. XIX – Canção Sentimental”.

Este concerto, integrado na Temporada Artística 2014, terá início pelas 21h30 e conta com a participação de Sandra Medeiros (soprano), Rogério Medeiros (violoncelo), Francisco Sassetti (piano) e Lídia Medeiros (violino).

A 'modinha', também denominada 'canção de salão', era, em meados do século XIX, a canção sentimental mais apreciada e divulgada na vida social portuguesa e brasileira.

Predominantemente interpretada na altura pelo canto com acompanhamento do piano, apresenta-se neste concerto numa versão para quarteto, cuja adaptação para violoncelo e violino é da autoria do compositor e violoncelista Rogério Medeiros.

Do programa do concerto fazem parte peças da autoria de José Francisco Leal, Gabriel Fernandes da Trindade, Lino José Fernandes, José Joaquim Lodi, Raphael Coelho Machado, Rufino de Vasconcellos, Francisco Manuel da Silva, Rogério Medeiros, Carlos Gomes, Joseph Fachinetti e Jayme Ovalle.

Sandra Medeiros, natural de S. Miguel, é licenciada em Canto e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Nacional de Cultura, desenvolvendo-se a sua atividade como solista, entre outras áreas, pela música antiga, oratório, ópera e canção dos sécs. XX/XXI.

Lídia Medeiros também nasceu em S. Miguel, tendo-se licenciado na Holanda em violino, instrumento que atualmente leciona no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Rogério Medeiros, que também é natural de S. Miguel, é licenciado em Composição e em Violoncelo, dividindo a sua atividade entre as duas áreas.

Francisco Sassetti, natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa e concluiu a classe de piano nos EUA, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti.



GaCS

Sem comentários: