terça-feira, 1 de abril de 2014

Pilar Damião afirma que maioria dos jovens quer "participar e influenciar as opções da sociedade”

A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, defendeu hoje, na Horta, que “a maior parte dos jovens demonstra uma vontade clara de participar e influenciar as opções da sociedade”, considerando que a participação no programa Parlamento dos Jovens é uma “prova muito evidente” dessa vontade.

Pilar Damião, que falava na abertura da sessão regional do Parlamento dos Jovens - Secundário, frisou que os jovens “querem promover a democracia e, sobretudo, ser os agentes dessa democracia”, acrescentando que, apesar de questionarem “as tradicionais estruturas institucionais, não se desinteressam da vida pública”.

Nesse sentido, defendeu que se coloca aos decisores políticos o desafio de criar “condições para que os jovens possam afirmar-se melhor como cidadãos solidários, responsáveis, ativos e tolerantes em sociedade plurais”.

Pilar Damião frisou ainda que o Governo dos Açores, porque acredita nesses pressupostos, aposta cada vez mais em projetos como o ‘Parlamento dos Jovens’, que resulta do estabelecimento de pontes e parcerias, não apenas com a Assembleia da República, promotora da iniciativa, e com as escolas dos Açores, mas, de uma forma muito especial, com os próprios jovens.

“Reconhecendo o mérito destas atividades, o Governo dos Açores tem investido com programas de excelência onde os sentidos da responsabilidade individual e coletiva estão presentes”, afirmou, sublinhando que, “da participação dos jovens na vida local, nacional e europeia emergirá uma cidadania cada vez mais ativa”.

Relativamente ao programa Parlamento dos Jovens, cuja sessão regional reúne hoje, na sede da Assembleia Legislativa, 57 ‘deputados’ açorianos, alunos do ensino secundário em 27 escolas das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Flores, Pilar Damião referiu que um dos seus objetivos é “promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões”.

“Continuaremos, assim, a investir no Parlamento dos Jovens, bem como em inúmeras outras iniciativas por forma a incentivar a vossa participação nesta sociedade cada vez mais alargada que é a do espaço da União Europeia, onde a solidariedade e a tolerância reforçam, indubitavelmente, o conceito de cidadania europeia”, concluiu a Diretora Regional da Juventude.

O ‘Parlamento dos Jovens – Secundário’, cuja final nacional decorrerá na Assembleia da República a 26 e 27 de maio, com a participação de ‘deputados’ dos Açores, tem como tema de reflexão “Crise demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento”.


Anexos:
2014.04.01-DRJ-ParlamentoJovensSecundário.mp3
GaCS

Sem comentários: