terça-feira, 1 de abril de 2014

Concurso destinado aos jardins-de-infância dos Açores recebeu 14 trabalhos concorrentes

A Direção Regional da Educação vai distribuir quarta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial do Livro Infantil, os prémios relativos ao concurso “A Nossa História”, dirigido aos jardins de infância existentes nos Açores.

O concurso, lançado no início deste ano letivo no âmbito do Plano Regional de Leitura (PRL), contou com a participação de 14 trabalhos, provenientes de quatro ilhas, nas categorias de desenho e vídeo.

Os trabalhos, de acordo com o regulamento desta iniciativa, apenas podiam ser apresentados por sala e tinham como base o projeto "Leituras em vai e vem", pretendendo-se com esta estratégia que os alunos trabalhassem uma história, ou um conjunto de histórias, de forma a criarem no fim uma história coletiva.

O concurso estava dividido em duas categorias e, cada uma delas, em dois escalões, sendo o primeiro destinado a alunos de três e quatro anos e o segundo a alunos com cinco anos ou mais.

O júri regional do concurso, que reuniu recentemente em Angra do Heroísmo, escolheu na categoria de desenho os trabalhos intitulados “Engle e o Sonho de Voar”, no primeiro escalão, da autoria de alunos do Infantário de Ponta Delgada, e “O Balão Vermelho Mágico”, no segundo escalão, produzido pelos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância Dr. José Pereira Botelho, na Lagoa.

Na categoria de vídeo, os vencedores no primeiro escalão foram os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de S. Bartolomeu dos Regatos, com a  história “O Gato, a Mãe Pássara e os Passarinhos”, e, no segundo escalão, os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância das Cinco Ribeiras com a “Vaca Estrelinha”.

O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa aos trabalhos em desenho “O Palhaço”, concorrente no primeiro escalão, da autoria dos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância das Doze Ribeiras, na ilha Terceira, e “Sorrisos, Abraços e Sementes de Amizade”, que concorreu no segundo escalão, da responsabilidade de alunos da Escola Básica e Jardim de Infância dos Milagres, na freguesia dos Arrifes, em S. Miguel.

Os prémios são constituídos por um conjunto de livros para a biblioteca da sala vencedora e presentes simbólicos para os alunos.



GaCS

Sem comentários: