segunda-feira, 14 de abril de 2014

Programa das Celebrações Litúrgicas e Solenes da Semana Santa – Tríduo Pascal - PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES – RELVA

Celebrações Litúrgicas e Solenes da Semana Santa – Tríduo Pascal, englobam Procissão do Santíssimo Sacramento (Paróquia de Nossa Senhora das Neves)


Na Paróquia de Nossa Senhora das Neves da Relva, terão lugar as tradicionais solenidades litúrgicas e cerimónias religiosas da Semana Santa – Tríduo Pascal, cujo programa se segue.

Dia 16, quarta-feira Santa, às 20 horas, Celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissões), 
Quinta-feira Santa, dia 17 às 19.00 horas, Solene Eucaristia da Última Ceia com Lava-pés, seguindo-se a procissão da reposição do Senhor e Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 00.00 horas, das 23.00 às 24.00, Hora Santa Paroquial, Adoração Comunitária; 

Dia 18, Sexta-feira Santa, às 17.00 horas Solene Acção Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor;

 Dia 19, Sábado Santo, às 19.00 horas Solene Vigília Pascal;

 Dia 20, Domingo de Páscoa, às 12.00 horas, Solene Eucaristia da Ressurreição do Senhor com Baptismos, às 16h:00 horas, Eucaristia, seguindo-se a Procissão do Santíssimo Sacramento com o seguinte giro: Avenida da Igreja, Avenida 5 de Agosto, Rua da Guiné (entre a Av. 5 de Agosto e o Canto das Almas), Estrada Regional (até ao Miradouro do Caminho Novo), Regressando à Igreja novamente pela Estrada Regional e Avenida da Igreja onde terminará com a Bênção ao Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja Paroquial e a Filarmónica Nossa Senhora das Neves, executará o Hino do Santíssimo, Esta procissão é a junção da procissão do Santíssimo que se realizava na Relva no segundo Domingo de Julho, e que saiu à rua pela última vez no ano de 1878, e da tradicional procissão do Senhor aos enfermos, que tinha lugar sempre no Domingo de Pascoela. 

Todas estas solenidades serão presididas pelo Vigário da Relva, padre José Medeiros Constância e acompanhadas pelo Grupo Coral e Litúrgico de Nossa Senhora das Neves. Esta Paróquia obteve no ano de 1552 por D. Frei Jorge de Santiago 3º bispo de Angra, a faculdade de aqui se celebrar as festas da Semana Santa[1], não se sabendo até quando tiveram lugar, foram retomadas por volta dos anos de 1969 ou 1970.



[1] MOTA, Valdemar – A Santa Sé do Salvador, Angra do Heroísmo: Ed. Sé, 1981, p. 171.  


Padre José Medeiros Constância

Contato: Padre Constância 296672145 – 966124274 medeiros.jo@gmail.com

Sem comentários: