segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque visitam Paisagem da Vinha do Pico classificada como Património Mundial

Os Presidentes dos Governos dos Açores e da Madeira visitaram hoje a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património Mundial da UNESCO, no início do terceiro dia da visita de Miguel Albuquerque à Região, a convite de Vasco Cordeiro.

Depois de visitarem o Museu do Vinho, Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque, acompanhados por membros dos dois executivos, deslocaram-se à zona do Lajido da Criação Velha, onde o Presidente do Governo dos Açores destacou o potencial que representa a produção de vinho para o desenvolvimento económico da ilha do Pico.

“Não estamos a falar de uma zona que está estática e que serve apenas para ver como era feita a produção de vinho na ilha do Pico. Nós temos condições para, respeitando todas as normas relativas à classificação desta zona, reforçarmos, cada vez mais, o setor da vinha e do vinho como um setor económico para a ilha do Pico”, salientou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Executivo Açoriano adiantou ainda que os números dos últimos anos indicam que esta aposta do Governo na vinha, através de apoios públicos para a sua recuperação, está a obter uma “adesão significativa, para que seja possível, cada vez mais, este setor seguir pelo seu pé”.

Desde a criação do regime de incentivos regional, o Governo dos Açores já apoiou 125 projetos privados, no montante de cerca de 2,4 milhões de euros, para a reabilitação de mais de 121 hectares de vinha, dos quais 59, no valor de 1,4 milhões de euros, foram protocolados em 2013 e 2014.

Ao nível da manutenção, a Região apoiou os vitivinicultores do Pico em 2,7 milhões de euros.

No âmbito do programa VITIS e a partir de 2014, foram apresentados 104 projetos de recuperação de 138 hectares de vinha na ilha do Pico, no montante de mais de 3,8 milhões de euros.

Anexos:
2016.02.01-PGR-VinhaPico.mp3

GaCS

Sem comentários: