sábado, 14 de maio de 2016

Açores participam nos XX Jogos das Ilhas, em Maiorca

Os Açores, com uma comitiva composta por 111 atletas, treinadores e dirigentes, participam nos XX Jogos das Ilhas, que decorrem de 24 a 29 de maio, em Maiorca, nas ilhas Baleares.

Andebol, atletismo, futebol, judo, natação, ténis de campo, ténis de mesa, vela e voleibol são as modalidades desportivas em que a Região estará representada, sendo que, em andebol e voleibol, a participação açoriana é exclusivamente garantida por atletas masculinos.

Para além dos Açores, que acolheram em 2015 os Jogos das Ilhas, estão previstas para a edição deste ano participações de comitivas de Corfu, Córsega, Guyane, Baleares, Jersey, Malta, Martinica e Sicília.

Os Jogos das Ilhas realizam-se, no geral, de acordo com as regras internacionais e destinam-se a jovens cuja situação desportiva tenha enquadramento das respetivas federações desportivas nacionais.

Estes Jogos, criados, em 1989, por Pierre Santoni, presidente do Comité Olímpico Regional da Córsega, materializaram-se em 1997 com a realização dos I Jogos da Ilhas e com a criação do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas (COJI), tendo como um dos membros fundadores José Sá, antigo Diretor Regional do Desporto, em representação dos Açores.

O COJI tem como objetivos promover a cooperação ativa entre as ilhas para o desenvolvimento socioeconómico, o desenvolvimento sustentável nas ilhas através do desporto, bem como desenvolver o empreendedorismo e a cooperação entre os jovens e acompanhar a evolução dos atletas insulares e a sua integração nas equipas nacionais e olímpicas.

Os Jogos das Ilhas, que se realizam-se todos os anos em ilhas e regiões diferentes, contam com a participação de jovens até à idade do escalão de Cadetes definida internacionalmente, e visam a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, que permita passar à juventude, através do desporto, uma mensagem desportiva fundamentada no 'fair play' e no respeito pelos outros, além de possibilitar o encontro entre jovens de origens diferentes, mas que têm em comum a insularidade.

O Diretor Regional do Desporto, António Gomes, é atualmente membro ativo do COJI e lidera a comitiva açoriana participante nos XX Jogos das Ilhas.



GaCS

Sem comentários: