sexta-feira, 6 de maio de 2016

Diretor Regional do Desporto entrega troféus da XV Gala do Desporto Açoriano na Terceira

O Diretor Regional do Desporto entrega hoje, na Praia da Vitória, os troféus atribuídos a personalidades, entidades e atletas da ilha Terceira no quadro da XV Gala do Desporto Açoriano.

Nesta cerimónia, que decorre na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, António Gomes vai entregar o prémio "Comunicação Social", na categoria de "Órgão de Comunicação Social", ao jornal “Diário Insular” e, na categoria de “Jornalista", a Mateus Rocha, colaborador deste jornal terceirense.

Na categoria de “Personalidades”, serão distinguidos Gerardo Louro da Rosa e João Paulo Teixeira Rocha, que assinalam 20 anos como dirigentes da secção automóvel do Terceira Automóvel Clube, e João da Silva Guiod de Castro, que cumpre 20 anos como treinador de karaté em vários clubes.

Na categoria de "Resultados e Classificações Nacionais e Participações Internacionais – Desportos Individuais", será galardoada Sara Isabel Santos Martins, atleta do Centro Hípico da Ilha terceira, que se classificou em 1.º ligar no Campeonato de Portugal de Ensino - Juventude.

Na mesma categoria, mas em desporto adaptado, será premiado Luís Miguel Pimentel, atleta da Associação Cristã da Mocidade, que foi primeiro classificado no Campeonato de Portugal ANDDI, de Atletismo em 600 metros e em Salto em Comprimento, tendo ainda vencido o Campeonato Nacional Individual ANDDI de Atletismo em 300 metros planos, no lançamento do dardo 400 gr e nos 1.000 metros, no escalão de seniores masculinos.

Nos desportos coletivos, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo será distinguida pelo segundo lugar no Campeonato Nacional da I Divisão de Voleibol e pela participação na CEV, Volleyball Challenge Cup – Men, no escalão de seniores masculinos, assim como o Clube Ar Livre da Terceira, que foi 1.º classificado no Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, categoria de surfsk1, no escalão de seniores masculinos, o Clube de Golfe da Ilha Terceira, 2.º classificado no Campeonato Nacional de Clubes Seniores e 2.º classificado no Campeonato Nacional de Clubes Mid-Amateus, no escalão de seniores masculinos.

Será também galardoado o Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, que foi 1.º classificado no Campeonato Nacional de Ténis de Mesa por equipas, no escalão de iniciados masculinos, 1.º classificado no Campeonato Nacional de Pares, no escalão de juniores femininos, 3.º classificado nos Campeonatos Nacionais de Equipas da I Divisão de seniores femininos e de seniores masculinos e que participou na Taça Europeia (Taça ETTU), no escalão de seniores masculinos.

Na categoria de “Seleções Nacionais”, em termos individuais, serão galardoados os atletas da Academia Desportiva dos Açores, na modalidade de Kickboxing, Frederico Ornelas Ferreira, que representou a seleção nacional na disciplina de 'light contact', no Campeonato do Mundo de Dublin, na categoria de menos 74 kg, no escalão de seniores masculinos, e Sérgio Sousa da Silva, que integrou a seleção nacional, na disciplina de 'point fighting', no Campeonato da Europa de San Sebastain, na categoria de menos 45 kg, no escalão de iniciados masculinos.

Também nesta categoria, mas na modalidade de Ténis de Mesa, serão distinguidas as atletas do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal Ana Rita Costa e Vitória Ramalho Soares, que representaram a seleção nacional no XXII Open de Portugal de Jovens, no escalão de cadetes femininos, Patrícia Aguiar Maciel e Raquel Vieira Andrade, que participaram nos Opens Internacionais de Portugal, de Espanha, de França, de Itália, do Funchal e da República Checa e no Campeonato da Europa de Jovens, em Bratislava, no escalão de juniores femininos.

Por sua vez, na categoria de “Seleções Nacionais”, em desporto adaptado, serão galardoados os atletas da Associação Cristã da Mocidade Ana Margarida Filipe, em iniciados femininos, Carlos Manuel Cota Lima, em seniores masculinos, e Maria Inês Cota Sousa, em juniores femininos, que representaram a seleção nacional de Atletismo no Campeonato da Europa de Pista Coberta, em S. Petersburgo, e no INAS Global Games, no Equador.

Ana Filipe esteve ainda presente nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, na Croácia, e Carlos Lima, ainda ao serviço da seleção nacional, participou no Campeonato do Mundo IPC, no Qatar.

A Gala do Desporto Açoriano visa homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do desporto escolar e do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo do ano anterior através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional através do trabalho desenvolvido, reconhecendo assim o Governo dos Açores o seu valor social.

Para este efeito, foi criado um modelo descentralizado de entrega dos troféus, procurando a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes.



GaCS

Sem comentários: