terça-feira, 10 de maio de 2016

Encontro de Desenvolvimento Rural de Base Comunitária reúne Grupos de Ação Local de todo o país nos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, promove, em colaboração com a Federação MinhaTerra, a 13 e 14 de maio, a realização do 1.º Encontro de Desenvolvimento Rural de Base Comunitária, que vai reunir Grupos de Ação Local (GAL) de todo o país.

A iniciativa, que vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, constitui-se assim como uma oportunidade de análise e reflexão entre os GAL que, nos respetivos territórios, estão a implementar as suas estratégias de desenvolvimento local, no âmbito do Acordo de Parceria - Portugal 2020 e dos objetivos da Estratégia Europa 2020.

A 'Cooperação' e a 'Avaliação' vão ser dois dos temas em debate neste encontro, em que também participam, entre outros, representantes da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, do Instituto de Estudos Sociais e Económicos, do European LEADER Association for Rural Development e, ainda, da Comissão Europeia.

Os Grupos de Ação Local de Portugal têm cooperado em áreas temáticas diversas, desde o turismo ativo, o turismo acessível e o património, até aos circuitos curtos agroalimentares, partilhando experiências e conhecimentos que promovam e valorizem os territórios.

Os principais objetivos deste encontro nacional, que é operacionalizado pela Direção Regional do Desenvolvimento Rural, enquanto Autoridade de Gestão do PRORURAL+, são o aumento da capacidade de implementação de processos de avaliação e a partilha de conhecimentos na avaliação.

Os participantes neste encontro terão ainda oportunidade de visitar alguns projetos financiados no âmbito do FEADER - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural durante o anterior período de programação.



GaCS

Sem comentários: