terça-feira, 3 de maio de 2016

Governo dos Açores incentiva a rentabilização dos recursos comunitários

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Vila Franca do Campo, que o Governo dos Açores está empenhado em “promover o conhecimento do trabalho de cada uma das instituições", tendo em vista "rentabilizar os recursos existentes nas comunidades”.

Andreia Cardoso falava aos jornalistas à margem da sessão de abertura das comemorações do Dia do Sol, uma iniciativa promovida pelos parceiros que integram o Pólo Local de Desenvolvimento e Coesão Social de Vila Franca do Campo que procurou, não apenas divulgar o trabalho realizado, mas também disponibilizar um programa lúdico-pedagógico de promoção de estilos de vida saudáveis que possa, igualmente, contribuir para a valorização da participação comunitária na abordagem a fatores como o abandono escolar ou o fraco envolvimento dos pais no percurso escolar dos filhos.

“A intervenção ao nível dos territórios passa por um trabalho efetivamente comunitário e esse trabalho comunitário acontece com as forças vivas de cada uma das comunidades”, frisou a Secretária Regional destacando a importância da participação de instituições como os centros de atividades de tempos livres, os centros de desenvolvimento e inclusão juvenil ou os centros de saúde, entre outros.

Relativamente ao combate ao insucesso escolar, Andreia Cardoso frisou que “as escolas não podem trabalhar de forma isolada”.

“É fundamental que, para que as respostas resultem, todos estejam efetivamente envolvidos e, necessariamente, também os pais”, afirmou.

A Secretária Regional salientou que “já há, felizmente, muitos bons exemplos do trabalho em rede na Região”, acrescentando, no entanto, que o trabalho em rede não se resume exclusivamente ao trabalho do Governo Regional, mas também inclui o trabalho “da multiplicidade de serviços e recursos que existem nas comunidades”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: