sábado, 14 de maio de 2016

Governo dos Açores já investiu 57 milhões de euros, nesta legislatura, na área da Habitação

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, na Praia da Vitória, que o Governo dos Açores, desde o início desta legislatura, já "investiu 57 milhões de euros, atribuindo apoios a cerca de 4.500 famílias” em todo o arquipélago.

“O Governo olha o passado com orgulho, mas olha o futuro com um enorme sentido de responsabilidade, a responsabilidade de quem tem ainda um planeamento e um projeto para cumprir e para dar continuidade”, afirmou Andreia Cardoso, que presidiu, em representação do Presidente do Governo, à cerimónia de assinatura de Compromissos de Posse de Arrendamento de novas habitações, no âmbito do Plano de Reconversão e Requalificação da Urbanização de Nossa Senhora de Fátima. 

Durante uma visita às recém-concluídas etapas do projeto de requalificação daquele que também é conhecido como 'Bairro Joaquim Alves', promovidas pela Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas (SPRHI), Andreia Cardoso destacou a importância da regeneração urbana para o normal desenvolvimento do quotidiano das famílias abrangidas.

“É fundamental que se diga que o Governo dos Açores encetou um processo de mudança, de transformação e de requalificação deste bairro, no sentido de conferir condições dignas de habitação às mais de 100 famílias que aqui residem”, frisou.

“No global desta segunda fase, falamos de um investimento superior a 6,8 milhões de euros, repartido em quatro empreitadas, sendo que as duas primeiras estão concluídas, a terceira está já em curso e a quarta irá iniciar brevemente”, salientou a Secretária Regional.

A reconversão e requalificação da Urbanização de Nossa Senhora de Fátima teve início em 2009, através da edificação de 73 novas habitações, que albergaram agregados familiares então retirados das casas originais.

Esta mudança libertou espaço para a construção de 63 novas habitações e dois espaços comerciais, bem como para novos arruamentos, com parques de estacionamento, passeios, zonas verdes, nova iluminação pública e demais infraestruturas públicas, de acordo com o que é exigido, nos termos da lei, para uma moderna urbanização.

Andreia Cardoso aproveitou a oportunidade para referir que foi hoje publicado em Jornal Oficial o anúncio e o regulamento do concurso público de atribuição de 56 lotes infraestruturados destinados a agregados familiares que, detendo alguma capacidade económica, pretendam e possam construir habitação própria permanente.

Trata-se de um conjunto de 56 lotes, cujo valor de investimento da Região, na aquisição do terreno e na sua infraestruturação, ascende a cerca de 800 mil euros, sendo dois lotes em Santa Maria, 18 em São Miguel, 12 na Terceira, quatro na Graciosa, oito em São Jorge, dois no Faial e 10 nas Flores.

“Continuaremos, naturalmente, o nosso trabalho com as famílias inquilinas da Região, promovendo as respostas integradas entre os diversos departamentos do Governo Regional com responsabilidade social, e que sejam catalisadoras do processo de mudança, de autonomização e de compromisso com o seu contínuo processo de inserção social, pela via da educação, da formação profissional e do trabalho”, assegurou Andreia Cardoso.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: