sexta-feira, 6 de maio de 2016

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, na cerimónia de inauguração da Escola Profissional da Praia da Vitória:

“Permitam-me que comece por manifestar, em meu nome e no do Governo dos Açores, uma grande satisfação por este momento de particular significado para este concelho, para esta ilha e para toda a Região.

A inauguração oficial desta magnífica Escola Profissional da Praia da Vitória marca, de facto, mais uma etapa importante de consolidação da aposta que o Governo dos Açores tem feito na qualificação como fator indispensável à promoção da empregabilidade.

Num investimento de cerca de 7,5 milhões de euros, a Praia da Vitória e a ilha Terceira passam a ficar dotadas de uma escola profissional com instalações de excelência que permitem reforçar o papel desta instituição na qualificação dos Terceirenses e dos Açorianos.

Temos hoje Açorianos mais qualificados do que em qualquer outro momento da nossa História graças, em grande medida, ao significativo investimento que tem sido feito nas instalações das escolas profissionais e nos seus equipamentos, complementando a evolução verificada no chamado ensino regular.

Os resultados têm mostrado que esse esforço compensou, não só do ponto de vista das habilitações que proporcionou – e, desde logo, repito, no aumento das hipóteses de empregabilidade aos jovens –, mas também na projeção dos Açores como região onde o ensino profissional atinge níveis de excelência comprovados por dezenas de prémios em concursos nacionais e internacionais.

O investimento do Governo em cursos profissionais, só nesta legislatura, é superior a 21,6 milhões de euros, permitindo às escolas profissionais e entidades formadoras certificadas ministrarem 1.237 cursos destinados a ativos empregados e desempregados que possibilitaram a formação de cerca de 15 mil Açorianos.

Nesse mesmo período, de pouco mais de três anos, foram abertos cerca de 300 cursos de longa duração, no âmbito do ensino profissional e do programa Reativar, envolvendo mais de 5.500 formandos.

Em paralelo com este grande esforço, o Governo introduziu uma importante mudança de paradigma na formação profissional, já que a aposta maior passou a ser a de ir além da formação inicial como complemento da formação académica.

Todo este trabalho, apoiado pelo Governo e desenvolvido quotidianamente nas nossas escolas profissionais, mais não é do que um investimento no futuro.

Sempre o dissemos: a despesa na educação, na formação, na qualificação dos Açorianos é um bom investimento, porque aí – na matéria-prima indispensável formada pelos homens e mulheres destas ilhas – é que assenta a construção de uma Região mais produtiva, mais competitiva e mais moderna.

Temos a plena convicção de que quanto maior for o nosso empenho na formação – e, no que respeita ao Governo, esse empenho vai ao limite das suas possibilidades financeiras e competências legislativas –, maior será o retorno no crescimento da produtividade das nossas empresas, da sua estabilidade e da sua capacidade concorrencial num mercado cada vez mais globalizado, por via da integração de quadros qualificados saídos, por exemplo, desta mesma escola.

Escola que – aproveito, desde já o ensejo para o sublinhar – tem sido, à semelhança das demais que ministram ensino profissional na Região, parceira valiosa nesse desígnio de aportar maiores qualificações aos Açorianos, sobretudo aos mais jovens, e, com isso, abrir caminho a um futuro mais promissor.

É também por esse trajeto de grande qualidade – que se consubstancia no contributo que tem dado a essa nobre missão de ensinar e qualificar – que quero felicitar a Escola Profissional da Praia da Vitória, enquanto instituição, e, em particular, os seus dirigentes, formadores, formandos e todos quantos nela trabalham, desejando as maiores felicidades e dizendo que a alegria que aqui vejo em muitos sorrisos é também a minha alegria e a do Governo que represento nesta cerimónia.

Mas, mais do que estas magnificas instalações que hoje inauguramos, é a esperança no futuro de quem aqui se forma que nos deve dar alento para continuarmos a desenvolver no nosso trabalho.

O significativo crescimento do turismo na ilha Terceira, que, só nos últimos dois meses, aumentou mais de 168% face ao mesmo período do ano anterior, apresenta perspetivas de crescimento reforçadas com a nova ligação à Alemanha, que hoje se inicia, na sequência das operações com os Estados Unidos, Espanha e Holanda, que já decorrem.

Este crescimento do turismo na ilha Terceira terá ainda maior consistência e sustentabilidade com o inicio dos voos 'low cost' a partir do próximo período IATA – outubro – consolidando assim as perspetivas muito positivas de aumento da atividade turística nesta ilha.

Esta realidade lança um novo desafio também a esta escola, que é uma referência na formação na área do turismo.

A procura dos vossos formandos irá crescer significativamente e as perspetivas de empregabilidade irão aumentar na mesma proporção.

E este desafio será extensível a novas áreas de formação que importa desde já planear, nomeadamente aquelas que se abrem com o desenvolvimento do Porto da Praia como plataforma logística internacional, agora que foi dada luz verde à apresentação de candidatura ao Fundo Europeu para o Investimento Estratégico – Plano Junker, no âmbito do projeto europeu das 'Autoestradas do Mar', bem como o reaproveitamento das instalações da Base das Lajes para criação de uma plataforma cientifica nas áreas do espaço, da meteorologia, da climatologia e da oceanografia.

São novas oportunidades de desenvolvimento estrutural da ilha Terceira, de criação de rendimento e de emprego, e cuja resposta em termos de qualificação de recursos humanos é um desafio a que esta escola, tenho a certeza, irá responder com a qualidade que a carateriza e distingue.

A procura constante de soluções para a criação de emprego tem sido a nossa prioridade estratégica.

Neste contexto, destacava o facto de o número de desempregados inscritos ser atualmente o mais baixo dos últimos 41 meses e de, no último ano, se ter verificado a maior redução da taxa desemprego dos últimos 10 anos, bem como de atualmente o número de Açorianos a trabalhar ser o mais elevado desde 2011.

Para a concretização destes resultados muito contribuiu um conjunto de medidas ativas de emprego que implementamos, nomeadamente o PIIE – Programa de Inserção e Integração de Estagiários, que já apoiou a contratação pelas empresas de 1.076 jovens após a conclusão do seu estágio, e o Programa Integra, que assegurou também a contratação pelo setor empresarial de mais 2.228 Açorianos, além do alargamento para 18 meses do Estagiar T e para 24 meses do Estagiar L, que asseguraram uma integração mais faseada dos jovens no mercado de trabalho.

Estes resultados apenas constituem uma motivação acrescida para fazermos, todos, ainda mais e melhor para continuar a promover o emprego como nossa prioridade e contribuir para encontrar soluções estáveis para todos aqueles que ainda não conseguiram vencer o desafio da empregabilidade.

Com a inauguração destas novas instalações da Escola Profissional da Praia da Vitória damos mais um passo concreto na concretização deste objetivo, só possível pela determinação, visão, coragem e espírito empreendedor da Câmara Municipal da Praia da Vitória e pela qualidade do trabalho da Fundação da Escola Profissional, que conseguiu transformar esta instituição de ensino numa referência a nível regional e nacional.

Hoje estamos todos de parabéns porque conseguimos concretizar um sonho, o sonho de garantir que a Escola Profissional da Praia da Vitoria disponha das instalações que merecia e que correspondem à qualidade de ensino que disponibiliza.

Muito obrigado.”

Anexos:
2016.05.05-VP-EscolaProfissional.mp3

GaCS

Sem comentários: