segunda-feira, 9 de maio de 2016

O contributo de todos é fundamental para o sucesso do trabalho em ação social, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que “a verdadeira segurança social só se constrói com o apoio e cooperação de todos, em prol dos que mais necessitam”.

Andreia Cardoso, que falava na abertura do seminário 'Ação Social Hoje: Práticas, Desafios e Perspetivas Futuras', uma iniciativa do Instituto de Segurança Social dos Açores para assinalar o Dia Nacional da Segurança Social, salientou que a celebração desta data “deve assentar num paradigma de conquistas alcançadas e num património coletivo de raiz solidária e universal a conservar”.

“Como passo importante neste processo, é fundamental o contributo ativo, profissional e generoso dos trabalhadores, colaboradores e dirigentes da Segurança Social ,bem como dos diferentes parceiros sociais nas diversas áreas de participação”, frisou a Secretária Regional.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso defendeu, relativamente ao futuro, que “importa prosseguir este esforço também na Ação Social", acrescentando que "ação implica uma atitude dinâmica, pró-ativa e responsabilizadora na avaliação dos ganhos e dos insucessos, e social implica proximidade e grande envolvimento das equipas do serviço público de ação social”.

Na abertura deste seminário, que conta com cerca de duas centenas de participantes, a Secretária Regional, dirigindo-se aos profissionais desta área, afirmou que “é este o verdadeiro desígnio da Ação Social, apoiar e articular os espaços das relações entre os cidadãos, entre os atores de diversos setores da sociedade, através do diálogo aberto, construtivo e, principalmente, na predisposição para aprender com a contribuição de todos os atores envolvidos”.

“Trabalhamos todos os dias assentes num património imenso de medidas, de abordagens, de projetos e, acima de tudo, de resultados, nenhum dos quais deve ser ignorado, antes pelo contrário, constituem a base do desenvolvimento de todas as nossas ações”, alertou Andreia Cardoso.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: